Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Guilherme Arantes diz que manterá faixa em disco de Sérgio Reis após áudio do sertanejo contra o STF

Cantor afirma que não mistura a sua arte com o 'terreno extra musical'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cantor Guilherme Arantes diz que não irá solicitar a retirada da faixa "Planeta Água", de sua autoria, do próximo disco de Sérgio Reis.

O movimento foi feito pelo músico Gutemberg Guarabyra, que desistiu de participar do próximo trabalho do sertanejo depois da divulgação de um áudio em que Reis afirma que caminhoneiros parariam o país até que o Senado afastasse os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de seus cargos.

"Não. Eu não vou solicitar a retirada de 'Planeta Água' do disco de Sérgio Reis, já gravada há mais de dois anos em que inclusive eu participei cantando e tocando", diz Arantes em nota enviada à coluna.

"Por mais que eu possa discordar das coisas que ele andou dizendo, eu não misturaria o terreno artístico com o terreno extra musical, como eu jamais fiz com tantos colegas que já gravaram músicas de minha autoria, colegas que sempre foram dos mais diferentes perfis públicos ou pessoais. Por que eu faria isso agora?", diz.

Ao retirar sua participação no disco de Reis, o músico Guarabyra disse se considerar incompatível com o posicionamento atual do colega. Ao Painel, da Folha, ele ainda afirmou estar decepcionado.

“Perigosamente estimula aventureiros déspotas a agredir, além do que já vem sendo agredido, o Estado de Direito no Brasil. Em suma, a atitude de Sérgio é absolutamente abjeta, arbitrária e irresponsável”, disse.

O músico Renato Teixeira também se manifestou em prol da democracia após as declarações de seu amigo. “A democracia é um bem conquistado a duras penas. A música é uma arte democrática. Portanto, jamais usarei o meu prestígio para tentar usurpar o nosso sistema democrático”, escreveu nas redes sociais.

Como mostrou a coluna na segunda-feira (16), o cantor Sérgio Reis está deprimido e passando mal, com uma crise de diabetes depois da repercussão do áudio enviado em uma conversa com um amigo.

"Se em 30 dias não tirarem os caras nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra. Pronto. É assim que vai ser. E a coisa tá séria", afirmou o cantor no áudio.

O artista relatou ainda uma reunião que teve com o próprio presidente Jair Bolsonaro e com militares "do Exército, da Marinha e da Aeronáutica" em que informou o que faria.

Reis foi desautorizado por lideranças de caminhoneiros e por ruralistas. Mesmo assim, a notícia ganhou repercussão. O áudio circulou na cúpula do Judiciário e entre parlamentares. E foi reproduzido por veículos de notícia.

O cantor tinha divulgado também um vídeo, mais ameno, em que convidava apoiadores de Bolsonaro para o protesto em Brasília e em outras cidades, marcado para dia 7 de setembro.

"Ele está muito triste e depressivo porque foi mal interpretado. Ele quer apenas ajudar a população. Está magoado demais", disse a mulher de Reis, Ângela Bavini. "O Sérgio foi induzido por pessoas que dizem estar em um movimento tranquilo. No fim, todo mundo vaza [desaparece], e sobra para ele, que é uma celebridade."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.