Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça veta deputado que apalpou Isa Penna em conselho de direitos das crianças

Fernando Cury havia sido eleito para um mandato de dois anos em colegiado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou nesta sexta-feira (27) que o estado paulista barre a nomeação do deputado estadual afastado Fernando Cury (Cidadania) para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca). O parlamentar responde a uma acusação de importunação sexual por ter apalpado a deputada estadual Isa Penna (PSOL) durante uma sessão plenária no ano passado.

"A acusação que recai sobre o requerido, pela prática em tese de importunação sexual, revela-se conduta altamente reprovável, ética e moralmente incompatível em tese com o exercício de cargo de membro de um Conselho de Crianças e Adolescentes", afirma a juíza Cristina Ribeiro Leite Balbone em sua decisão.

A medida liminar atende a solicitação apresentada pela Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público de São Paulo, que acatou representação de Isa Penna. No dia 15, Cury foi eleito para um mandato de dois anos no colegiado.

“[O caso] não apenas denota incompatibilidade com a idoneidade moral exigida para o exercício das funções de conselheiro estadual e configura ato de improbidade administrativa, como também implica no descrédito do Condeca”, afirmou a promotora Luciana Bergamo.

A decisão desta sexta foi comemorada por Isa Penna. “Receber essa mínima vitória —digo mínima porque a luta pela cassação ainda segue— é um acalento no coração", afirma a deputada à coluna.

"Sei que o MP, assim como toda a sociedade, está fazendo algo inédito, que é brecar os homens poderosos que assediam a circular livremente pelos espaços como se não tivessem feito algo. Abrimos precedentes paras as que virão e estamos fazendo jus para as que nos abriram caminho. Seguiremos.”

No início deste mês, a defesa de Fernando Cury forneceu endereço, número de telefone e email do parlamentar à Justiça, a pedido da Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo. Ele não havia sido encontrado pela Justiça em quatro ocasiões distintas em endereço fornecido às autoridades.

A expectativa, agora é que o processo judicial seja agilizado.

Em dezembro do ano passado, Cury foi flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa de São Paulo apalpando a lateral do corpo da deputada Isa Penna (PSOL) durante uma sessão plenária.

Ele foi condenado à perda temporária do exercício do mandato por seis meses em votação unânime do plenário da Assembleia em 1º de abril, após pressão para que a punição não fosse vista como férias ao deputado e para que seu gabinete também fosse atingido.​

Isa também levou o caso ao Ministério Público, que investigou e ofereceu denúncia em março. O órgão também investiga se Cury, presente em reuniões e eventos em que é citado como deputado, manteve atuação parlamentar após a suspensão do mandato.

De acordo com a lei, é crime de importunação sexual praticar contra alguém, e sem a sua anuência, ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro.

Caso seja condenado, Cury ficaria sujeito a perder seu mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. ​Em relação à inelegibilidade, caso a denúncia seja aceita e haja condenação, Cury teria uma condenação por órgão judicial colegiado e assim já se tornaria inelegível.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.