Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Anvisa investiga morte de adolescente, mas mantém indicação de vacina da Pfizer

Em nota, agência diz que não há 'relação causal definida entre este caso e a administração da vacina'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está investigando a morte de uma adolescente de 16 anos após aplicação da vacina contra a Covid-19 da Pfizer.

Em nota, a agência afirma que foi informada na quarta (15) que no último dia 2 ocorreu uma reação adversa grave em uma adolescente após aplicação do imunizante. "No momento, não há uma relação causal definida entre este caso e a administração da vacina", diz a Anvisa.

Segundo a agência, os dados recebidos "são preliminares e necessitam de aprofundamento para confirmar ou descartar a relação causal com a vacina".

"A Anvisa já iniciou avaliação e a comunicação com outras autoridades públicas e adotará todas as ações necessárias para a rápida conclusão da investigação. Entretanto, com os dados disponíveis até o momento, não existem evidências que subsidiem ou demandem alterações nas condições aprovadas para a vacina", segue a nota.

A agência diz ainda que irá realizar reunião com a farmacêutica e os responsáveis pela investigação do caso para obter mais informações.

E que monitora todos os imunizantes autorizados e distribuídos no Brasil. "Os dados gerados com o avançar do processo vacinal em larga escala são cuidadosamente analisados em conjunto como outras autoridades de saúde. Até o momento, os achados apontam para a manutenção da relação benefício versus o risco para todas as vacinas, ou seja, os benefícios da vacinação excedem significativamente os seus potenciais riscos", segue.

A agência aprovou a utilização da vacina da Pfizer para crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos em junho deste ano. A Anvisa diz que para isso, foram apresentados "estudos de fase 3, dados que demonstraram sua eficácia e segurança".

"Com os dados disponíveis até o momento, não existem evidências que subsidiem ou demandem alterações da bula aprovada, destacadamente, quanto à indicação de uso da vacina da Pfizer na população entre 12 e 17 anos", continua a Anvisa em nota.

Nesta quinta (16), o governo Jair Bolsonaro (sem partido) mudou regras da campanha de imunização contra a Covid-19 e passou a recomendar que adolescentes sem comorbidade não sejam vacinados.​

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atribuiu o recuo a dúvidas sobre a segurança na imunização destes jovens e criticou estados que já começaram a imunizar os menores de 18 anos.

Queiroga também criticou estados que anteciparam a vacinação de adolescentes contra a Covid-19. Ele disse que 3,5 milhões de jovens desse grupo receberam ao menos uma dose antes do prazo apropriado.

O plano do governo federal era começar a vacinação de adolescentes somente em 15 de setembro, mas Queiroga observou que alguns locais abriram a campanha para menores de 18 anos ainda em agosto.

​O ministro também afirmou que no país houve o registro de 1.500 adolescentes que apresentaram algum evento adverso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.