Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputada exige que estátuas de pessoas negras sejam retiradas do BioParque do Rio

Talíria Petrone (PSOL) classifica a iniciativa como desumanizadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A instalação de estátuas de pessoas negras no BioParque do Rio, antigo Jardim Zoológico, está sendo questionada pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ). Em ofício enviado à administração do local, a parlamentar destaca que os objetos foram expostos no espaço “Savana Africana” junto a animais.

Estátua no espaço "Savana Africana", no BioParque do Rio; instalação é alvo de contestação da deputada Talíria Petrone, que aponta desumanização - Divulgação

REVISÃO 

Petrone classifica a iniciativa como desumanizadora e lembra que pessoas brancas não têm a mesma representação no parque. "O grotesco da montagem nos remete a situações vergonhosas do passado, quando crianças e adultos negros eram expostos em apresentações indignas", afirma em ofício. A deputada exige a retirada imediata das estátuas e a realização de uma exposição antirracista como retratação.

PENSANDO BEM

Em nota, o BioParque diz que, diante das ponderações levantadas, avaliará a revisão do material temático. "Reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito", diz a instituição.

Leia, abaixo, a nota enviada à coluna pelo BioParque após ofício da deputada Talíria Petrone:

"O BioParque do Rio tem um propósito genuíno que contextualiza diversos ecossistemas, com o destaque para pilares da conservação através de projetos de pesquisa e educação que está sendo demonstrado em um novo conceito de zoológico, em um ambiente cultural que reflete na sustentabilidade em sentido amplo.

O ambiente Savana Africana é um dos espaços imersivos que busca trazer a representação daquele continente, com elementos que configuram os aspectos culturais desta região, representando as suas tribos locais.

Diante das ponderações levantadas, o Bioparque do Rio avaliará a revisão do material temático na representação do continente Africano e reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito."

FAMOSOS NAS REDES

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.