Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus LGBTQIA+

Governo Doria irá processar Sikêra Júnior e Patricia Abravanel por LGBTQIA+fobia

Emissoras também serão citadas; secretário diz que estado de São Paulo não tolera a intolerância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria da Justiça de São Paulo irá abrir processos administrativos contra os apresentadores Sikêra Júnior e Patricia Abravanel por LGBTQIA+fobia. Suas respectivas emissoras, Rede TV! e SBT, também serão citadas. A intimação para uma audiência de conciliação, mediada pelo Tribunal de Justiça de SP, deve ser publicada nos próximos dias.

Patricia Abravanel no programa Roda a Roda Jequiti, do SBT - Gabriel Cardoso/SBT

NO ATAQUE

Em junho deste ano, durante a transmissão do programa Alerta Nacional, Sikêra Júnior se referiu a homossexuais como “raça desgraçada”. No mesmo mês, Patricia Abravanel afirmou que o segmento tem que compreender quem não o respeita. “O que vou falar para o meu filho? Como falar?”, disse a filha de Silvio Santos, que também debochou da sigla LGBTQIA+.

SEM QUERER

Após a repercussão negativa, Abravanel abordou o significado da sigla em seu programa e disse que “ninguém quer agredir ninguém, a gente quer aprender e crescer”. Sikêra Júnior, por sua vez, pediu desculpas após perder anunciantes. “Preciso reconhecer que me excedi. No calor do comentário, posso ter usado palavras [de] que me arrependo”, afirmou o apresentador.

ALCANCE

Dois vereadores do interior do estado de São Paulo—um de Itararé e outro de São José do Rio Preto— também serão alvos de processos por LGBTQIA+fobia.

VETO

“O estado de São Paulo não tolera a intolerância”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, sobre a medida contra os apresentadores e os parlamentares. “Em 2019 instauramos 20 processos administrativos por LGBTfobia. Em 2020 foram 47, um aumento de mais de 130%”, afirma.

FAMOSOS NAS REDES

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.