Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Logo da PM de MG aparece em outdoor pró-ato bolsonarista de 7 de setembro

Corporação nega participação; logomarca foi coberta após repercussão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cidade de Raul Soares, localizada na zona da mata de Minas Gerais, recebeu a instalação de um outdoor convocando a população para um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 7 de setembro, supostamente apoiado pela Polícia Militar mineira.

A peça traz as inscrições "evento cívico", "resgatando o patriotismo em nossa cidade", "traga sua família" e, na parte inferior, a logomarca da corporação —que foi ocultada com tinta após a repercussão da imagem do outdoor.

Outdoor em Raul Soares (MG) com convocação para ato bolsonarista tem logo da PM apagado - Governo de Minas Gerais/Divulgação

Em nota, a PM de Minas Gerais afirma "que não tem qualquer participação no referido evento e solicitou aos organizadores a retirada da logomarca" da imagem.

O governo estadual, por sua vez, diz que não realizará celebrações que promovam aglomerações no dia 7 de setembro, em função da epidemia de Covid-19.

"Sobre a possibilidade de protestos populares na data, o governo destaca que esse é um direito constitucional e que a Polícia Militar de Minas Gerais fará o monitoramento para avaliar a necessidade de planejar uma ação de segurança quando houver a confirmação dos atos em qualquer cidade do estado", afirma o governo em nota.

Questionada pela coluna, a PM e o governo não responderam se será aberto algum procedimento para apurar os responsáveis pela inclusão da logomarca no outdoor.

O episódio ocorre em meio a um temor de infiltração de bolsonaristas nas polícias militares. No mês passado, o coronel Aleksander Lacerda foi exonerado do cargo de comandante de sete batalhões da PM no interior de São Paulo após fazer críticas ao governador João Doria (PSDB) e convocar seus seguidores nas redes sociais para o protesto na avenida Paulista.

Em meio a um recrudescimento da crise entre Poderes e de atritos entre governadores e forças de segurança, entidades defendem a presença dos agentes em protestos, desde que de maneira individual.

Nos protestos marcados para o feriado, Bolsonaro espera contar com milhares de apoiadores para ganhar fôlego em meio a uma crise institucional provocada por ele mesmo, além das crises sanitária, econômica e social no país.

O presidente afirmou que a população brasileira nunca teve uma oportunidade como a que terá com os atos do próximo dia 7 de Setembro. Porém, não deu detalhes sobre qual seria essa oportunidade e para fazer o que exatamente no feriado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.