Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

TCU suspende sessão e cancela reunião com Queiroga depois de fala golpista de Bolsonaro

No encontro com ministro da Saúde, seriam discutidos os processos da pasta no tribunal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diante do momento de ameaças feitas às instituições e um dia após manifestações de raiz golpista a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministra Ana Arraes, suspendeu sessão do plenário que estava prevista para ocorrer na tarde desta quarta (8).

Comunicado enviado pelo secretário-geral da Presidência do TCU informando o cancelamento da sessão cita a "permanência das restrições de acesso à região da Esplanada de Ministérios".

O presidente Jair Bolsonaro discursa para apoiadores em manifestação no dia 7 de Setembro, em Brasília
O presidente Jair Bolsonaro discursa para apoiadores em manifestação no dia 7 de Setembro, em Brasília - Sergio Lima/AFP

Ministros da corte também cancelaram reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que estava prevista para ocorrer na quinta (9). Eles não veem mais sentido em se reunir com o titular da pasta. No encontro, seriam discutidos os processos do ministério no tribunal.

Também foram canceladas todas as sessões de comissões que seriam realizadas nesta semana. Interlocutores de Pacheco disseram que a medida busca dar uma resposta a Bolsonaro. Não serão realizadas nem sessões presenciais nem por videoconferência.

Pela manhã de terça (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Bolsonaro disse que não aceitará que qualquer autoridade tome medidas ou assine sentenças fora das quatro linhas da Constituição.

À tarde, na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente exortou desobediência a decisões da Justiça.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.