Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonaro se livrou de cassação porque Mourão e Lira não articularam para ocupar lugar, analisam magistrados

Eles dizem que julgamento dessa magnitude não é apenas técnico, mas também político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro foi salvo de uma cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no julgamento de disparos em massa de fake news também porque seus eventuais sucessores, o vice Hamilton Mourão e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não moveram uma palha para ocupar o cargo no lugar dele.

MUITO AMIGOS

A avaliação é de magistrados de cortes superiores, que admitem que um julgamento dessa magnitude não é apenas técnico, mas também político.

LINHA

Neste contexto, o TSE se limitou a reconhecer que houve os disparos criminosos —mas manteve Bolsonaro no cargo com o argumento de que não havia prova da gravidade dos atos.

LINHA 2

O fato de Mourão e Lira permanecerem impassíveis, sem qualquer tipo de articulação para derrubar Bolsonaro, surpreendeu magistrados. Um deles afirma que não seria possível tirar um presidente do cargo sem ter outro disposto a ocupar seu lugar —o que enfraqueceu a possibilidade de cassação.

REALEZA

Um homem com barba e camisa branca segura a rede de um barco
Fabio Braga/Divulgação

Cauã Reymond vive dom Pedro 1º no cinema em "A Viagem de Pedro", da diretora Laís Bodanzky. O ator estará presente na estreia do filme sobre o primeiro imperador brasileiro na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em sessão aberta ao público, neste sábado (30), às 19h30, no vão livre do Masp 

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.