Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Apresentadora Patricia Abravanel testa positivo para Covid-19 e se afasta do SBT

Filha de Silvio Santos fez o teste PCR na manhã desta quinta (7) antes de ir para gravação de programa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos, testou positivo para Covid-19 na manhã desta quinta (7). A apresentadora fez o teste PCR antes de seguir para a gravação do Programa Silvio Santos, que ela está apresentando no lugar do pai.

A informação foi dada ao vivo no SBT na manhã desta quinta-feira (7) pelo apresentador Gabriel Cartolano no programa Vem Pra Cá.

Patricia é casada com o ministro das Comunicações, Fabio Faria (PSD), que teve Covid-19 em outubro de 2020.

O filho mais velho do casal, Pedro, 7, também testou positivo para Covid-19 após passar dois dias com febre. Ela e o menino estão bem e assintomáticos. Patrícia inclusive já foi vacinada com a Janssen, o imunizante de dose única da Johnson & Johnson, que previne o agravamento da doença.

A apresentadora Patricia Abravanel
A apresentadora Patricia Abravanel - Gabriel Cardoso/SBT

Patricia iria pela primeira vez comandar sozinha o Programa Silvio Santos deste domingo (10). Silvio, 90, está afastado do trabalho desde que teve Covid-19 e sua famosa atração dominical vinha sendo reprisada desde então.

Na semana passada ela havia gravado apenas dois quadros do programa, o restante do conteúdo exibido era de episódios antigos com Silvio no comando.

O SBT informou à coluna que cancelou a gravação desta quinta (7) e que exibirá novamente uma reprise do programa. Os funcionários que trabalharam com a apresentadora na semana passada foram testados para Covid no dia da gravação. Eles repetirão os exames hoje.​

Patricia também segue confirmada na apresentação do Teleton, evento anual realizado pelo SBT em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência), nos dias 22 e 23 de outubro.

A vacina de dose única da Janssen, que foi aplicada na apresentadora, foi adotada no mundo todo depois de estudos clínicos feitos em oito países, incluindo o Brasil. Eles mostraram que o imunizante da Johnson & Johnson tem 66% de eficácia contra a Covid — uma taxa considerada excelente para uma vacina de apenas uma dose.

A vacina oferece ainda uma proteção de 82% contra casos graves 14 dias após a aplicação e de até 88% com 28 dias ou mais. Em setembro, a Johnson & Johnson divulgou um estudo clínico feito nos Estados Unidos com 390 mil pessoas que tomaram seu imunizante e a taxa de eficácia contra óbitos por Covid foi de 83%, em comparação a 1,5 milhão de americanos não vacinados — todos com faixa etária, região, e histórico de saúde similares.

As vacinas contra Covid-19 aprovadas para aplicação na população são seguras e eficazes, como foi demonstrado nos estudos clínicos realizados com milhares de pessoas, usando públicos diferentes. No entanto, como qualquer outra vacina ou tratamento de saúde, elas não têm 100% de eficácia contra a Covid-19.

É cientificamente comprovado que as vacinas contra a Covid-19 impedem quadros graves, hospitalizações e mortes pela doença, mas a proteção pode ser consideravelmente menor para a transmissão ou infecção assintomática. Por essa razão, mesmo indivíduos vacinados podem contrair o vírus, adoecer e morrer, embora em frequência muito menor do que os não vacinados.

A alta taxa de contágio do vírus em determinada região ou a circulação de variantes capazes de fugir ligeiramente do sistema imune, como a delta, é um dos fatores que pode levar os vacinados a se infectarem, embora em menor número do que antes da imunização coletiva.

Na semana passada, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informou que a chance de uma pessoa não vacinada se infectar pelo coronavírus é aproximadamente cinco vezes a de quem já está completamente imunizado.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO e BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.