Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Reitoria da UFPel envia caso de aluna que fez bolo de Hitler para as autoridades policiais

Fotos foram compartilhadas nas redes sociais pela aniversariante, que cursa história na instituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reitoria da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) encaminhou às autoridades policiais o caso de uma aluna da instituição que exibiu um bolo customizado com a imagem de Adolf Hitler na celebração de seu aniversário de 24 anos.

VELINHAS

As fotos da sobremesa temática foram compartilhadas nas redes sociais pela própria aniversariante, Caroline Gutknecht, que cursa história na UFPel. "E aqui a hora do parabéns tava ótimo (sic)", escreveu.

Aluna da UFPel comemora aniversário com bolo customizado com a imagem de Adolf Hitler - Reprodução

MIX

Na ocasião, Caroline também posou com uma camiseta estampada com a imagem de Getúlio Vargas e com balões inscritos com as frases "mais amor, menos guerra" e "o mundo é das mulheres".

LETRA

No Brasil, o crime de apologia do nazismo é normalmente enquadrado no artigo 20 da lei 7.716 de 1989. Ela prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem fabrica, comercializa, distribui ou veicula símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica para divulgar o regime de Adolf Hitler.

REPÚDIO

Em nota, a universidade diz ser contra qualquer forma de enaltecimento do nazismo, do fascismo e de autores de crimes contra a humanidade. "A UFPel está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte", afirma.

LONGE DAQUI

A instituição ainda destaca que o episódio não ocorreu em suas dependências nem durante qualquer atividade acadêmica. Procurada, Caroline Gutknecht não respondeu.

FAMOSOS NAS REDES

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.