Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vereador de Tatuí faz B.O acusando secretário de Cultura de Doria de tentativa de agressão

Sérgio Sá Leitão nega; ele e Eduardo Sallum (PT-SP) bateram boca em reunião sobre orçamento para o conservatório da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Eduardo Sallum (PT-SP) registrou no início da tarde desta terça (19) um boletim de ocorrência contra o secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, por tentativa de agressão.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa diz que Sá Leitão foi agredido verbalmente, ofendido e ameaçado por Sallum. E que, em resposta, o secretário se "defendeu veementemente" e exigiu que a conversa fosse realizada "com respeito e civilidade, como estava sendo até a intervenção do parlamentar".

O vereador e Sá Leitão bateram boca durante uma reunião pela manhã na prefeitura da cidade em que se discutiu o orçamento do próximo ano para o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Sallum acusou o secretário de João Doria (PSDB) de estar mentindo que não houve cortes no orçamento da instituição, porque, segundo ele, não houve um reajuste nos últimos dez anos levando em conta a inflação. Há um mês, o Conservatório demitiu dez funcionários.

A coluna teve acesso ao vídeo da reunião que mostra a discussão e ao boletim de ocorrência.

"O senhor tem a cara de pau de vir a Tatuí e dizer que o Conservatório não tem cortes", afirma Sallum na reunião. "O senhor veio para mentir", segue. "Minha mãe me ensinou a ter vergonha na cara."

O secretário então diz que não foi ali para ser ofendido, pergunta o partido do vereador. Ao confirmar que é o Partidos dos Trabalhadores, diz a Sallum "O senhor é um petista. Petista é ladrão". E diz que o PT é um partido de ladrões e desqualificados.

Boletim de ocorrência feito pelo vereador de Tatuí (SP) Eduardo Sallum (PT-SP) acusando o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão, de tentativa de agressão
Boletim de ocorrência feito pelo vereador de Tatuí (SP) Eduardo Sallum (PT-SP) acusando o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão, de tentativa de agressão - Reprodução

Sallum então rebate dizendo que Sá Leitão fez parte do governo petista de Lula e que "mamou" nas tetas do PT. O secretário então se levanta e se aproxima do vereador, que diz "O senhor vai me agredir?". Outras pessoas tentam apaziguar a discussão e o secretário se dirige à saída da sala.

"Fiz um B.O porque ele veio para cima, é uma tentativa de agressão, de intimidação. Ele tem dificuldade de aceitar críticas ainda mais quando é colocado em situação em que não tem razão. Ele teve cargo comissionado no Ministério da Cultura na época do Gilberto Gil", diz Sallum à coluna. "Eu falei que ele tinha cara de pau para falar que não tinha corte orçamentário. Isso é uma ofensa?"

Sá Leitão foi chefe de gabinete do então ministro da Cultura Gilberto Gil no primeiro governo Lula (2002-2006) e secretário de políticas culturais da pasta.

“Lamento profundamente que o extremismo da esquerda tenha interrompido uma reunião produtiva de trabalho. A gestão pública e o atendimento à população não podem ser prejudicados por ações de interesse partidário”, afirma Sá Leitão em nota divulgada pela secretaria.

O vereador Eduardo Sallum (PT), 27, foi o mais votado para a Câmara de Tatuí (SP) nas eleições de 2020
O vereador Eduardo Sallum (PT), 27, foi o mais votado para a Câmara de Tatuí (SP) nas eleições de 2020 - Divulgação

Sallum, que é formado em violoncelo pelo Conservatório, diz que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa anunciou um orçamento de R$ 27 milhões para 2022, mas que ele já protocolou requerimento na Câmara pedindo para que o valor seja reajustado levando em conta a defasagem causada pela inflação.

"O orçamento deveria ser de 45 milhões de reais. Eu disse que o secretário mente porque ele fala em valores absolutos. E houve corte, houve demissões."

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.