Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Alesp faz audiência pública para transformar sede do DOI-Codi em centro de memória

Conjunto de três prédios no Paraíso, em São Paulo, abrigou um dos principais centros de tortura do regime militar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizará nesta quinta-feira (2) uma audiência pública em prol da instalação de um centro de memória na antiga sede do DOI-Codi, na rua Tutóia, no bairro do Paraíso, na zona sul da capital paulista.

O conjunto de três prédios abrigou um dos principais centros de tortura do regime militar —e casos como o do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975. Uma delegacia funciona atualmente no local, que é reivindicado por entidades de direitos humanos e vítimas da ditadura.

Manifestantes fazem ato pela memória, verdade e justiça em frente ao antigo Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) na rua Tutoia, no Paraíso, na zona sul de Sao Paulo - Apu Gomes - 03.mai.2012/Folhapress

PRESSÃO

A audiência busca pressionar as autoridades estaduais a apresentarem uma proposta para o local. O ato é organizado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, deputado Emidio de Souza (PT), e por entidades como o Núcleo de Preservação da Memória Política.

SOB O PALCO

A cantora Luedji Luna se apresentou na primeira edição do Afropunk Bahia 2021, em Salvador, no sábado (27). Criado em Nova York, o festival já passou por cidades como Paris, Londres e Joanesburgo. As cantoras Malía e Margareth Menezes e Larissa Luz também estiveram lá.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.