Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dani Calabresa e Melhem ficam cara a cara por 8 horas em audiência

Humorista e ex-diretor da Globo acusado de assédio assistiram a depoimentos virtuais de testemunhas, mas tiveram que ficar calados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A humorista Dani Calabresa e o ex-diretor da Globo Marcius Melhem ficaram frente a frente por oito horas durante uma audiência judicial, feita por meio virtual há alguns dias.

Foi a primeira vez que os dois se viram depois das denúncias de assédio sexual e moral feitas por profissionais da emissora contra ele —a apresentadora foi uma das primeiras a formalizar as queixas no compliance da empresa, em dezembro de 2019.

Dani Calabresa e Marcius Melhem
Dani Calabresa e Marcius Melhem - Montagem

CORDA

A audiência faz parte do processo em que Melhem pede que Calabresa pague a ele R$ 200 mil por danos morais e perdas causados pela denúncia. Ele afirma que vai doar os recursos para uma instituição de caridade, caso vença a disputa. A ação corre em segredo de Justiça.

CORDA 2

Durante o longo tempo em que durou a audiência, atores, atrizes, roteiristas, diretores e outros profissionais globais desfilaram diante do juiz, como testemunhas de acusação e de defesa.

OLHARES

Os dois puderam assistir a todos os depoimentos, mas não tinham autorização para dirigir a palavra às testemunhas –e muito menos um ao outro.

FIO

Apenas os respectivos advogados, e o juiz, podiam questionar os depoentes.

FIO 2

O caso envolvendo as atrizes e Melhem explodiu em outubro de 2020, quando a coluna publicou uma entrevista exclusiva em que a advogada Mayra Cotta, que representa oito mulheres, afirmou que elas foram vìtimas de assédio sexual. Até então, os rumores eram de que Calabresa tinha feito contra ele uma denúncia de assédio moral.

FIO 3

A coluna também ouviu, na época, quatro atrizes que se diziam vítimas de assédio e que tinham formalizado as acusações ao compliance da TV Globo.

FIO 4

Ouviu também o relato de cinco outras pessoas que afirmavam ter testemunhado os fatos narrados pelas vítimas. Em sua defesa, Melhem afirmou que pode ter sido um "homem tóxico", mas sustentou que jamais teve "relação que não foi consensual" com outra mulher.


ABRAM CAMINHOS

A cantora Elza Soares - Lilo Oliveira/Divulgação

A cantora Elza Soares fará uma participação na série documental "Abre Alas", uma homenagem a mulheres pretas que abriram caminho no mercado musical para outras artistas. O projeto é uma parceria entre Hysteria, YouTube Originals e Conspiração e tem apre-sentação da cantora Agnes Nunes. Nomes como Sandra de Sá, Liniker e Tássia Reis também participam.


HOMENAGEM

Médicos do Hospital das Clínicas da USP homenagearam parceiros que doaram R$ 60 mihões para o combate à Covid durante cerimônia na terça (23), no teatro da Faculdade de Medicina da universidade, em São Paulo. Estavam presentes o secretário estadual de Saúde de SP, Jean Gorinchteyn, a diretora clínica do hospital, Eloísa Bonfá, e a diretora de responsabilidade social do BTG Pactual, Juliana de Paula, entre outros.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.