Uma costureira, uma cozinheira e um trabalhador autônomo brasileiros estão entre os signatários de uma carta entregue aos principais líderes mundiais que participam da COP26 (Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas), que acontece nesta semana em Glasgow, com sugestões para combater a crise ambiental. O presidente Jair Bolsonaro não participou da reunião de líderes internacionais na COP26.
Eles foram sorteados para participar da Assembleia Cidadã Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que selecionou cem cidadãos de 50 países para pensarem em soluções para ajudar a combater a crise climática.
Os três brasileiros escolhidos foram a costureira Izildete Maria de Sousa Botelho, 67, de Uberlândia (MG), a cozinheira Joseane Souza, 60, do Recife (PE), e Wanderson Alves Pires, 25, autônomo, morador da ocupação Estrela Dalva em Goiânia (GO).
O sorteio dos participantes da assembleia é baseado na coleta de dados da Nasa, a agência espacial americana. A maioria dos membros da Assembleia Cidadã Global ganha menos de US$ 10 (R$ 56 na cotação atual da moeda) por dia, sendo metade deles mulheres. Uma proporção significativa dos itnegrantes é analfabeta.
Todos os participantes receberam auxílio de especialistas, que, entre outras coisas, forneceram materiais para ajudar a entender as questões climáticas.
FAMOSOS NAS REDES
com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.