Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Carta entregue na COP26 a líderes mundiais tem propostas de três brasileiros

Costureira, cozinheira e autônomo foram sorteados para integrar a Assembleia Global Cidadã da ONU e deram ideias para combater crise climática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma costureira, uma cozinheira e um trabalhador autônomo brasileiros estão entre os signatários de uma carta entregue aos principais líderes mundiais que participam da COP26 (Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas), que acontece nesta semana em Glasgow, com sugestões para combater a crise ambiental. O presidente Jair Bolsonaro não participou da reunião de líderes internacionais na COP26.

Eles foram sorteados para participar da Assembleia Cidadã Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que selecionou cem cidadãos de 50 países para pensarem em soluções para ajudar a combater a crise climática.

Um homem branco está sentado, usando máscara facial, escrevendo em um caderno; ao lado está um homem negro, sem máscara, sentado observando
Wanderson Alves Pires (à dir.), 25 anos, autônomo, vive na ocupação Estrela Dalva em Goiânia; ele foi sorteado para integrar a Assembleia Cidadã Global da ONU e contou com a ajuda de um tradutor para elaborar sugestões para combater a crise climática - Arquivo pessoal

Os três brasileiros escolhidos foram a costureira Izildete Maria de Sousa Botelho, 67, de Uberlândia (MG), a cozinheira Joseane Souza, 60, do Recife (PE), e Wanderson Alves Pires, 25, autônomo, morador da ocupação Estrela Dalva em Goiânia (GO).

O sorteio dos participantes da assembleia é baseado na coleta de dados da Nasa, a agência espacial americana. A maioria dos membros da Assembleia Cidadã Global ganha menos de US$ 10 (R$ 56 na cotação atual da moeda) por dia, sendo metade deles mulheres. Uma proporção significativa dos itnegrantes é analfabeta.

Todos os participantes receberam auxílio de especialistas, que, entre outras coisas, forneceram materiais para ajudar a entender as questões climáticas.

FAMOSOS NAS REDES

​com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.