Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Comentarista da Jovem Pan que fez declaração antissemita é assessor do deputado Campos Machado

José Carlos Bernardi é funcionário comissionado no gabinete do parlamentar na Alesp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

José Carlos Bernardi, comentarista da Jovem Pan News que disse no ar que o Brasil enriqueceria como a Alemanha "se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles", é funcionário comissionado no gabinete do deputado Campos Machado (Avante) na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Bernardi foi contratado em maio como assessor de imprensa, com salário mensal de R$ 12.144,27.

Campos Machado repudiou os comentários do jornalista. Ele iria se reunir na noite de terça (16) com assessores para decidir se Bernardi seguiria como assessor de imprensa em seu gabinete.

O comentarista da Jovem Pan News José Carlos Bernardi
O comentarista da Jovem Pan News José Carlos Bernardi fez comentários de cunho antissemita no Jornal da Manhã nesta terça (16) - Reprodução

Questionada pela coluna se a contratatação de Bernardi teria algum conflito de interesses, por ele ser funcionário do gabinete de um parlamenta, a Jovem Pan News disse que não iria comentar.

As declarações do comentarista no "Jornal da Manhã" da Jovem Pan News foram repudiadas por diversas entidades e grupos como o Judeus pela Democracia.

Bernardi, que tem 58 mil seguidores no Twitter e se apresenta como "jornalista, cristão e empreendedor social", emitiu um comunicado pedindo desculpas pelos comentários. "Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no jornal da manhã, primeira edição, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal-entendido. Não foi minha intenção ofender a ninguém, a nenhuma comunidade, é só ver o contexto do raciocínio. Mas, de qualquer forma, não quero que sobrem dúvidas sobre o meu respeito ao povo judeu e que, reitero, tudo não passa de um mal-entendido. Obrigado", escreveu.

Em outubro, o jornalista chamou uma entidade da umbanda de "demônio" no mesmo programa no qual participa na rádio.

A rádio Jovem Pan estreou seu canal na TV, o Jovem Pan News, no dia 27 de outubro. Para marcar a estreia, a emissora contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro no programa "Pânico". Porém, Bolsonaro não gostou dos comentários do humorista e comunicador André Marinho e deixou a entrevista no meio.

LINHA DE CHEGADA

O vice-governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB), e o apresentador Luciano Huck estiveram no autódromo de Interlagos, na capital paulista, para o GP de São Paulo de F1, no domingo (14). A ginasta Rebeca Andrade e a apresentadora Luciana Gimenez também compareceram à corrida.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.