Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Comitiva articula agenda em defesa de negros e quilombolas com parlamentares europeus

Membros da Coalizão Negra por Direitos já passaram por Escócia, França, Espanha e Alemanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma comitiva da Coalizão Negra por Direitos enviada à Europa tem articulado com parlamentares do continente uma agenda de políticas em defesa do movimento negro brasileiro e das comunidades quilombolas. Nas duas últimas semanas, membros da entidade já passaram por Escócia, França, Espanha e Alemanha.

Comitiva da Coalizão Negra por Direitos se reúne com franceses em Paris, na França - Divulgação

O grupo conta com sete lideranças ligadas à Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), ao Movimento de Pescadores e Pescadoras (MPP) e à Uneafro Brasil.

As viagens buscam estabelecer diálogos com movimentos sociais e parlamentares progressistas para que exerçam pressão sobre o governo brasileiro.

Na sexta-feira (12), a Coalizão esteve no Parlamento alemão com os deputados Deborah Düring, Jan-Niclas Gesenhues, Andrej Hunko e Max Lucks. A eles, foi solicitado que o novo governo alemão intervenha nos parâmetros do Fundo Amazônia para que organizações quilombolas, pesqueiras, povos da floresta, das águas, marisqueiras e povos tradicionais como um todo também tenham acesso aos recursos.

A Coalizão solicitou, ainda, que a Alemanha pressione o Brasil em prol do cumprimento de decreto que regula a titulação de territórios quilombolas.

Comitiva da Coalizão Negra por Direitos durante encontro com deputados no Parlamento alemão - Divulgação

"É uma comitiva histórica", afirma o coordenador da Coalizão Negra por Direitos, Douglas Belchior. "[Estamos] discutindo a tese de que floresta preservada é a vida do povo quilombola garantido nos territórios", segue Belchior. As trativas da entidade foram iniciadas na esteira da COP26, concluída neste sábado (13).

Ainda em Berlim, a Coalizão Negra por Direitos se reuniu com o ex-presidente Lula (PT). "Feliz surpresa reencontrar hoje aqui em Berlim o companheiro Douglas Belchior e a comitiva da Coalizão Negra", escreveu o petista nas redes sociais.

Comitiva da Coalizão Negra por Direitos durante encontro com o ex-presidente Lula, em Berlim, na Alemanha - Divulgação

Em Madri, na Espanha, os representantes da entidade brasileira se reuniram com a diretora-geral para igualdade racial e diversidade do Ministério de Igualdade da Espanha, Rita Bosaho Gori, e com deputados e senadores de diversos partidos, como o PSOE e o Unidas Podemos.

A viagem ao país espanhol sucedeu a passagem do grupo por Paris, onde foram promovidos encontros com o vice-prefeito da capital francesa, Jean-Luc Romero-Michel, e a vereadora Geneviève Garrigos. Na pauta, estiveram presentes os temas do racismo ambiental e do genocídio negro.

"Nós conseguimos o compromisso desses setores todos de fazerem a defesa de que seus governos pressionem o governo brasileiro para que implemente o decreto que estabelece a titulação de território dos quilombolas, porque é um decreto que o governo ignora, e que respeitem a convenção 169, que trata das comunidades tradicionais e seus direitos", afirma Douglas Belchior.

Comitiva da Coalizão Negra por Direitos durante encontro com parlamentares espanhóis, em Madri - Divulgação

"Não adianta ter dinheiro se o governo não protege a Amazônia, e quem protege Amazonas são os povos.", segue o coordenador da entidade.

A passagem do grupo por Madri também deu início às jornadas "Re-Existência e Luta: Um legado de Zumbi dos Palmares", que ocorre até 21 de novembro na capital espanhola. O evento e a comitiva estão sendo apoiados pelo Coletivo Pelos Direitos no Brasil em Madri e pela Associação Brasileira Maloka.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.