Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputado Campos Machado exonera assessor que fez comentário antissemita na Jovem Pan

José Carlos Bernardi era funcionário comissionado do gabinete do deputado na Alesp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Campos Machado (Avante) exonerou o jornalista José Carlos Bernardi, que era funcionário comissionado de seu gabinete na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), após as declarações de cunho antissemita que ele deu ao "Jornal da Manhã", da Jovem Pan News, nesta terça (16). A exoneração será publicada no Diário Oficial desta quinta (18).

A coluna revelou que Bernardi era assessor de imprensa do gabinete do deputado desde maio, com um salário mensal de R$ 12.144,27. Ele exercia a atividade junto com a de comentarista da Jovem Pan.

Bernardi disse à coluna que foi ele quem pediu a exoneração. "O deputado não tem nada a ver com isso, não tem o que avaliar."

O comentarista da Jovem Pan News José Carlos Bernardi
O comentarista da Jovem Pan News José Carlos Bernardi fez comentários de cunho antissemita no 'Jornal da Manhã' nesta terça (16) - Reprodução

"Por princípios, tenho o hábito de respeitar o inalienável direito de opinião de qualquer cidadão, inclusive a de todos os meus funcionários. No entanto, em face da gravidade da opinião emitida por meu assessor, e tendo em vista os excelentes laços de amizade e respeito que tenho com a comunidade judaica, não poderia deixar de manifestar meu repúdio ao comentário, como o fiz ontem mesmo, tão logo tomei conhecimento da referida notícia", diz Campos Machado em nota enviada para a coluna.


O parlamentar prossegue: "Em nome do excelente relacionamento que sempre tive com a comunidade e da amizade pessoal que desfruto com inúmeros judeus, tendo inclusive sido autor do projeto de lei que criou em São Paulo o Dia Estadual de Lembrança do Holocausto, não poderia continuar contando com os serviços profissionais do autor desse absurdo pronunciamento".


Bernardi é comentarista da Jovem Pan News e disse no ar que o Brasil enriqueceria como a Alemanha "se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles".

As declarações dele foram repudiadas por diversas entidades e grupos como o Judeus pela Democracia.
0
O deputado estadual paulista Campos Machado (Avante -SP) - Bruno Santos-18.fev.2019/Folhapress

Bernardi, que tem 58 mil seguidores no Twitter e se apresenta como "jornalista, cristão e empreendedor social", emitiu um comunicado pedindo desculpas pelos comentários. "Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no jornal da manhã, primeira edição, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal entendido. Não foi minha intenção ofender a ninguém, a nenhuma comunidade, é só ver o contexto do raciocínio", escreveu.

Em outubro, o jornalista chamou uma entidade da umbanda de "demônio" no mesmo programa no qual participa na rádio.

Questionada pela coluna se a contratatação de Bernardi teria algum conflito de interesses, por ele ser funcionário do gabinete de um parlamentar, a Jovem Pan News disse que não iria comentar.

A rádio Jovem Pan estreou seu canal na TV, o Jovem Pan News, no dia 27 de outubro. Para marcar a estreia, a emissora contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro no programa "Pânico". Porém, Bolsonaro não gostou dos comentários do humorista e comunicador André Marinho e deixou a entrevista no meio.

No dia 4 deste mês, André Marinho pediu demissão do programa "Pânico", do qual era comentarista político. Ele afirmou que tentou ser voz de equilíbrio na Jovem Pan.

"Olha, todo mundo acompanhou que ali em 2020, a rádio fez uma decisão mercadológica de fidelizar esse público bolsonarista, propagar as teses simpáticas ao atual governo, estabelecer uma linha editorial que fosse mais adesista, mais governista. E diante desse quadro eu tinha duas opções: ou ficava em casa, chupando o dedo, na minha zona de conforto, ou eu ia de fato ao encontro desse desafio e tentar ser uma voz de equilíbrio nesse ambiente", disse Marinho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.