Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Fui policial por 32 anos e nunca passei por situação assim, diz prefeito de Caratinga sobre acidente com Marília Mendonça

Show da cantora seria o primeiro grande evento da cidade mineira após o início da pandemia de Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O show da cantora Marília Mendonça previsto para a noite desta sexta (5) marcaria o primeiro grande evento de Caratinga, cidade mineira de cerca de 93 mil habitantes, desde o início da pandemia de Covid-19. Ao todo, eram esperadas cerca de 8 mil pessoas na atração —e quase todos os ingressos já haviam sido vendidos.

Marília Mendonça, conhecida como a rainha da sofrência e uma das maiores vozes da música brasileira contemporânea, morreu aos 26 anos na tarde desta sexta-feira. A cantora foi uma das vítimas de um acidente de avião que caiu numa serra em Piedade de Caratinga, cidade a 309 quilômetros de Belo Horizonte.

Cantora Marília Mendonça publicou vídeo antes de embarcar no avião que cairia com ela a bordo em Caratinga (MG) nesta sexta (5) - @MariliaMReal no Twitter

"Estava sendo tudo preparado para recepcionar tanto ela quanto a sua equipe", afirma o prefeito de Caratinga, Welington Moreira (PSD). "Era um show muito esperado, ainda mais depois de tudo que o país passou e por ter a presença dela", segue.

O prefeito afirma que a adminsitração local foi procurada pela equipe de Marília, que buscava um espaço para realizar o show na cidade. Segundo Moreira, a cantora havia se apresentado em Caratinga no início de sua carreira e queria retribuir o carinho recebido na época.

"Infelizmente são coisas que a gente não consegue explicar", afirma o prefeito, lamentando o episódio.

Moreira conta que chegou ao local em que a aeronave colidiu cerca de dez minutos após o acidente. E que, como o desembarque da cantora na cidade já era esperado, de imediato as pessoas envolvidas no resgate presumiram que ela estava na aeronave.

O prefeito de Caratinga ainda relata que desde o início da operação já era levantada a possibilidade de não haver sobreviventes, mas que todos estavam esperançosos. "O avião não sofreu grandes avarias."

"Eu fui policial civil por 32 anos, fui delegado de polícia e passei por situações muito piores. Mas a situação [desta sexta] em si, a expectativa de ver o resgate acontecer, de esperar alguém que tenha sobrevivido... Nunca passei por circunstância como essa."

No momento do acidente, por volta das 16h, a assessoria de imprensa de Mendonça havia informado que a cantora tinha sido resgatada com vida. Por volta das 18h, no entanto, confirmou sua morte.

Os bombeiros confirmaram ainda a morte do produtor da cantora, Henrique Ribeiro, e seu tio, Abicieli Silveira Dias Filho, além do piloto e do co-piloto da aeronave, Geraldo Martins de Medeiros e Luiz Eduardo David Guimarães, nesta ordem.

A aeronave caiu próximo a uma cachoeira ao tentar realizar um pouso forçado, de acordo com a Polícia Militar. Segundo o capitão do órgão no estado, Jefferson Luiz Ribeiro, as informações iniciais são que o piloto da aeronave teve problemas ao aterrissar no aeroporto, que fica a cerca de dois quilômetros do local do acidente.

Equipes de resgate trabalharam por cerca de quatro horas até a retirada do quinto corpo dos destroços, o que ocorreu por volta das 19h30, conforme comunicado emitido pelos bombeiros.

Marília Mendonça participou do show das amigas Maiara e Maraisa no Villa Country, em São Paulo, no dia 23 de outubro - Leo Franco /AgNews

Depois da queda, a aeronave parou em trecho de cachoeira e corria o risco de descer ainda mais pelo curso d'água. O trabalho foi ainda mais dificultado pela dificuldade de locomoção imposta pelas pedras e pela correnteza da água. Foi necessário, assim, estabilizar a aeronave com cordas para realizar a retirada das vítimas, que foram levados para o posto médico legal de Caratinga.

Consta nos sistemas da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, que a aeronave tinha autorização para realizar o serviço de táxi aéreo.

As causas do acidente serão apuradas pelo Cenipa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, um órgão ligado à FAB, a Força Aérea Brasileira. Os agentes fotografaram e retiraram parte dos destroços da aeronave, além de ouvir testemunhas e coletar documentos.

Marília Mendonça ficou conhecida como a principal voz do feminejo, uma vertente do sertanejo em que as mulheres são protagonistas, ao lado de Naiara Azevedo, Simone e Simaria e Maiara e Maraísa.

Nos últimos anos, ela se tornou uma das cantoras mais ouvidas do país, dona de hits como "Infiel", "Todo Muno Vai Sofrer", "Ciumeira", "Bebi Liguei", "Supera" e "Graveto", entre outros.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.