Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Haddad e Márcio França se reúnem após debate de chapa Lula-Alckmin para Presidência

Caso tucano dispute a vice-presidência pelo PSB com o petista, formação de frente em São Paulo também se torna possível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-governador paulista Márcio França (PSB-SP) e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP) se reuniram nesta sexta (19) para, segundo eles, discutir "o futuro de São Paulo e do Brasil".

O encontro se dá em uma conjuntura especial: em tese, os dois são hoje adversários, já que ambos almejam disputar as eleições de 2022 para o governo de São Paulo.

A conversa de lideranças do PT e do PSB para que Lula seja candidato a presidente com Geraldo Alckmin de vice pela legenda socialista, no entanto, pode mudar todo o quadro também no plano estadual.

O ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o ex-governador Márcio França (PSB) se reuniram nesta sexta (19), em SP - Arquivo pessoal

Se ela vingar, Alckmin não será mais candidato ao governo de São Paulo. E as chances eleitorais de Haddad e França aumentam —o ex-governador tem hoje 28% dos votos e é o primeiro colocado na disputa, de acordo com pesquisa Datafolha.

Por outro lado a possibilidade de PT e PSB repetirem a dobradinha nacional no estado fica reforçada.
Com o encontro desta sexta, os dois mostram que estão dispostos justamente a unir forças em São Paulo, caso Lula e Alckmin disputem as eleições em chapa única.

Surge então a pergunta: qual dos dois seria o candidato ao governo, e que destino seria reservado ao que abdicar da candidatura?

Nesta sexta, a Folha revelou que o PSB, partido de França, pretende obter o apoio do PT em cinco estados em troca de filiar Alckmin e lançá-lo em uma chapa com Lula. Um dos estados seria São Paulo.

O presidente do PDT, Carlos Lupi (à esq.), e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), se reuniram nesta sexta (19), para discutir o quadro político nacional
O presidente do PDT, Carlos Lupi (à esq.), e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) se reuniram nesta sexta (19), para discutir o quadro político nacional - Arquivo pessoal

França, no entanto, tem mostrado maior flexibilidade nas conversas de bastidores com o PT.
Apesar de seu desejo claro de disputar a eleição na cabeça de chapa, ele admite, por exemplo, considerar as pesquisas eleitorais para tomar a decisão de seguir em frente ou de fazer uma composição com Haddad.

Por esse desenho, o nome que se mostrasse mais competitivo lideraria a disputa. O outro teria inúmeras opções: ser candidato a vice, ao Senado ou a ocupar um ministério de destaque em um eventual governo Lula/Alckmin.

O acordo nacional, que antes de ser revelado pela coluna poderia ser visto como algo inusitado, já não parece tão distante. Tanto Lula como Alckmin têm trocado gentilezas públicas.

Haddad também se reuniu nesta semana com o presidente do PDT, Carlos Lupi, para discutir o quadro político nacional.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.