Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu América Latina

Internacional progressista lançará observatório para monitorar instituições no Brasil e na Hungria

Projeto é uma resposta aos ataques à democracia em todo o mundo, diz organização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Progressive International (PI), rede global de forças progressistas, lança nesta segunda (15) um observatório para monitorar as instituições e o processo e leitoral em países como Colômbia, Hungria e Brasil. Segundo a organização, o projeto é uma resposta aos ataques à democracia em todo o mundo.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 13.set.2021/Folhapress

TROPA

O lançamento conta com o endosso de figuras políticas de diversos países como Noam Chomsky, Rafael Correa, Ertuğrul Kürkçü, Guillaume Long, Celso Amorim, Fernando Haddad, Jeremy Corbyn, Aruna Roy, Aída García-Naranjo e Andrés Arauz.

ESTRATÉGIA

O observatório atuará em diversas frentes, desde a organização de delegações em cada país até a construção de uma rede global para combater a desinformação e a realização de pedidos de investigação em caso de interferência ilícita no processo democrático.

TEMOR

"De Narendra Modi na Índia a Jair Bolsonaro no Brasil, líderes autoritários estão se organizando para capturar os tribunais, criminalizar a oposição e fraudar as regras para se manter no poder", diz o coordenador-geral da Progressive International, David Adler.

DESAFETO

"As organizações que afirmam defender a democracia são inadequadas para enfrentar esta crise global. Na verdade, grupos como a Organização dos Estados Americanos, a OEA, participaram de ataques a instituições democráticas em países como o Haiti e a Bolívia", segue Adler, que diz que observatório surge como alternativa ao órgão.

NOITE NO MUSEU

O advogado Hamilton Dias de Souza e sua mulher, Sonia, e o banqueiro Olavo Setubal Jr. e sua mulher, Nádia, estiveram na sétima edição do evento beneficente Masp Festa, na quinta (11), no museu, em SP. A artista Lenora de Barros e a historiadora Maria Lucia Segall também compareceram

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.