O Instituto de Estudos da Religião (Iser) lançou na última segunda-feira (29) o livro "Covid nas Prisões: Pandemia e Luta por Justiça no Brasil (2020-2021)". A obra reúne textos que retratam as condições do sistema prisional brasileiro em meio à crise sanitária causada pelo novo coronavírus.
O volume traz artigos sobre temas como restrições e virtualização de direitos da população privada de liberdade, entraves à liberdade pelo Judiciário, política de vacinação e experiências de familiares.
Os textos são assinados por mais de 50 autores, entre lideranças de movimentos de familiares de pessoas presas, defensores públicos, advogados e pesquisadores.
Um dos casos abordados em "Covid nas Prisões" é o surto de beribéri na Cadeia Pública de Altos, no Piauí, ocorrido no ano passado. Causada pela falta de vitamina B1, a doença atingiu 30% dos internos da unidade e provocou seis mortes.
A obra está disponível para download neste endereço. Seu lançamento ocorre após um ano da criação do site Covid nas Prisões, que organizou informações, ações e documentos relacionados às medidas de prevenção à disseminação do vírus.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.