Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Livro 'Covid nas Prisões' reúne textos sobre o sistema prisional brasileiro em meio à crise sanitária

Volume foi lançado pelo Instituto de Estudos da Religião na segunda (29)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto de Estudos da Religião (Iser) lançou na última segunda-feira (29) o livro "Covid nas Prisões: Pandemia e Luta por Justiça no Brasil (2020-2021)". A obra reúne textos que retratam as condições do sistema prisional brasileiro em meio à crise sanitária causada pelo novo coronavírus.

Presídio masculino no complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA) - Zanone Fraissat - 16.ago.2019/Folhapress

O volume traz artigos sobre temas como restrições e virtualização de direitos da população privada de liberdade, entraves à liberdade pelo Judiciário, política de vacinação e experiências de familiares.

Os textos são assinados por mais de 50 autores, entre lideranças de movimentos de familiares de pessoas presas, defensores públicos, advogados e pesquisadores.

Um dos casos abordados em "Covid nas Prisões" é o surto de beribéri na Cadeia Pública de Altos, no Piauí, ocorrido no ano passado. Causada pela falta de vitamina B1, a doença atingiu 30% dos internos da unidade e provocou seis mortes.

A obra está disponível para download neste endereço. Seu lançamento ocorre após um ano da criação do site Covid nas Prisões, que organizou informações, ações e documentos relacionados às medidas de prevenção à disseminação do vírus.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.