Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula diz que com Alckmin poderia dormir tranquilo, segundo interlocutores

O ex-presidente e o ex-governador de São Paulo voltaram a trocar recados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin voltaram a trocar recados, por meio de interlocutores, depois que a coluna revelou que lideranças do PT e do PSB tentam viabilizar uma chapa que una os dois para disputar a Presidência da República.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-presidente Lula (PT), em inauguração de fábrica em 2014
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e o ex-presidente Lula (PT), em inauguração de fábrica em 2014 - Zanone Fraissat - 23.jul.2014/Folhapress

LINHA INDIRETA 

De acordo com pessoas que convivem com eles, tanto Lula quanto Alckmin estão serenos e não têm pressa para finalizar as conversas. Os dois sabem das dificuldades de uma união ainda no primeiro turno e não querem atropelar rituais políticos.

MEU QUERIDO 

Lula, no entanto, já avançou nos elogios ao ex-governador tucano.

TRAVESSEIRO 

Segundo interlocutores, o petista afirmou que, com ele de vice, poderia dormir tranquilo: Alckmin, que foi quatro vezes governador, teria experiência e estatura política. Ajudaria a governabilidade. E não transformaria a vice em um centro de conspiração e sabotagem para desestabilizar o governo.

TRAVESSEIRO 2

A união dois dois na chapa nacional mudaria o quadro também em São Paulo. Alckmin hoje é o nome que está na dianteira da disputa pelo governo, com 26% das intenções de voto, segundo o Datafolha. O petista Fernando Haddad aparece em segundo lugar, com 17%. Mas salta para 23% em um cenário sem o ex-governador.

TRAVESSEIRO 3

O ex-governador Márcio França, do PSB, aparece com 15%. Uma aliança do PSB com o PT no plano nacional facilitaria o entendimento dele com Haddad para uma chapa única.

TRAVESSEIRO 4

Com os dois partidos unificados, a oposição ao grupo de João Doria (PSDB-SP), hoje alvo preferencial de Alckmin, sairia fortalecida no estado já no primeiro turno, mesmo com a saída do ex-governador da disputa pelo governo.

AXÉ, BROWN

Um homem negro em pé, de óculos escuros, camiseta preta, jaqueta branca e corrente de ouro no pescoço, posa com a cara fechada, sem sorrir
O rapper Mano Brown - Jef Delgado/Divulgação

Mano Brown se apresenta com a cantora Duquesa no próximo dia 27, na primeira edição do Afropunk Bahia, em Salvador. O festival terá formato híbrido com público presencial e transmissão online. A renda com a venda dos ingressos será 100% revertida ao projeto cultural baiano Quabales.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.