Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mais de cem escritores assinam carta pró-candidatura do escritor indígena Munduruku à ABL

Nomes como Ruth Rocha, Boris Fausto e Pedro Bandeira estão entre os signatários da carta de apoio ao escritor na eleição da Academia Brasileira de Letras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Até a tarde desta quinta (11), mais de 110 escritores haviam assinado a carta de apoio à candidatura de Daniel Munduruku para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Se eleito, Munduruku, que é autor de mais de 50 livros infantojuvenis, será o primeiro indígena a se tornar imortal na ABL.

Entre os signatários estão Ruth Rocha, Bernardo Carvalho, Boris Fausto, Itamar Vieira Junior e Pedro Bandeira.

Munduruku concorre ao Prêmio Jabuti de 2021 com três obras nas categorias infantil e juvenil. Ele disputa com o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho a cadeira de número 12 da instituição, que era ocupada por Alfredo Bosi, morto neste ano em decorrência da Covid. Viviana Bosi, filha do crítico literário, também assina a carta.

Editar fila de imagem - Helius
O escritor indígena Daniel Munduruku tem três livros concorrendo a Prêmio Jabuti 2021 e disputa uma cadeira da Academia Brasileira de Letras - Divulgação

Munduruku é formado em filosofia, doutor em educação pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutor em linguística pela UFScar (Universidade Federal de São Carlos). Em 2006, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural das mãos do então presidente Lula (PT).

Na quinta (11), Gilberto Gil foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Na semana passada, a atriz Fernanda Montegro também foi escolhida para ser uma das imortais da entidade.

SOLAR

Uma mulher branca de cabelos curtos encaracolados e loiros está em pé encostada num muro cheio de cartazes; ela usa um vestido  e botas brancas e há uma fumaça cenográfica
A cantora Céu nos bastidores da sessão de fotos para seu novo álbum - Carla Bastos/Divulgação

A cantora Céu lança nesta sexta (12) "Um Gosto de Sol", seu primeiro álbum em que interpreta apenas músicas de outros.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.