Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Profissionais de enfermagem de 28 países denunciam UE à ONU por má distribuição de vacinas

Documento acusa territórios de violarem os direitos humanos ao dificultarem a quebra de patentes de imunizante contra a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma coalizão formada por entidades de profissionais de enfermagem de 28 países enviou uma queixa à ONU contra a União Europeia, Reino Unido, Noruega, Suíça e Cingapura por dificultarem a quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19.

0
Enfermeira intensivista no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - Daniel Marenco - 12.mar.2021/Folhapress

EM FALTA

Do Brasil, endossa a carta a Federação Nacional dos Enfermeiros. Os signatários afirmam que mais de 45% da população mundial ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante e acusa esses territórios de violarem os direitos humanos. A queixa foi enviada à relatora especial da ONU para direitos à saúde, Tlaleng Mofokeng.

SEM RESPOSTA

"Os casos de Covid-19 continuam aumentando em várias partes do mundo, embora as empresas farmacêuticas e os governos tenham falhado em garantir que tratamentos e vacinas sejam distribuídos de forma equitativa para responder à pandemia", dizem as entidades.

Profissional de saúde conversa com pessoas que esperam para receber vacina em um trem na África do Sul
Profissional de saúde conversa com pessoas que esperam para receber vacina em um trem na África do Sul - Siphiwe Sibeko-30.ago.21/Reuters

LINHA DE FRENTE

A coalizão afirma que, na África e no Pacífico Ocidental, menos de um em cada dez profissionais estão totalmente vacinados. "A Covid-19 tirou a vida de pelo menos 115 mil profissionais de saúde em todo o mundo até agora", escrevem. "A escassez de vacinas significa que, em média, apenas dois em cada cinco profissionais de saúde e cuidados estão totalmente vacinados [no mundo]."

CONEXÃO

O envio da queixa foi articulado pelo pela Global Nurses United (GNU) e pela rede global progressista Progressive International (PI).

HOMENAGEM

Médicos do Hospital das Clínicas da USP homenagearam parceiros que doaram R$ 60 mihões para o combate à Covid durante cerimônia na terça (23), no teatro da Faculdade de Medicina da universidade, em São Paulo. Estavam presentes o secretário estadual de Saúde de SP, Jean Gorinchteyn, a diretora clínica do hospital, Eloísa Bonfá, e a diretora de responsabilidade social do BTG Pactual, Juliana de Paula, entre outros.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.