Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Temos que encontrar alguma cura', diz Deborah Colker, que estreia espetáculo sobre doença

Principal coreógrafa do país transforma vulnerabilidade e discriminação em dança e afirma que o ser humano não aprendeu nada com a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A coreógrafa carioca Deborah Colker nos bastidores do teatro Alfa, em São Paulo, onde estreou seu mais novo espetáculo, 'Cura' Eduardo Knapp/Folhapress

No fim de 2019, quando faltava pouco para estrear o espetáculo "Cura", Deborah Colker recebeu a notícia de que a Petrobras, já sob o governo Bolsonaro, não iria mais patrocinar sua companhia de dança, encerrando uma bem-sucedida parceria de 25 anos.

Meses depois, veio a pandemia. Sem apoio financeiro, sem espetáculos, mas com salários a pagar, além de outros custos fixos, a bailarina e coreógrafa diz que ela e o sócio, João Elias, acharam que a companhia chegaria ao fim.

"Lembrei de quando estávamos começando em 94 e pensava: ‘Não acredito que estou vivendo isso de novo’. Fizemos empréstimos, tivemos que fechar as escolas de dança por um período, usamos nossas economias para manter o grupo", lembra Colker, primeira mulher a dirigir um espetáculo da trupe canadense Cirque du Soleil, em 2009, e uma das responsáveis pelo show de abertura da Olimpíada do Rio, em 2016.​

Uma mulher branca e loira está em pé em cima de um cubo no palco escuro de um teatro
A coreógrafa Deborah Colker nos bastidores de 'Cura', seu novo espetáculo, no teatro Alfa, em São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

Nesse período, ela conta que se agarrou ainda mais à montagem de "Cura", que começou a desenvolver em 2018. "Tinha certeza que esse espetáculo era o que tínhamos para continuar existindo. Foi o que manteve a minha sanidade."

A ajuda veio com novos patrocinadores e há um mês ela finalmente estreou "Cura".Nesta quinta (4), o espetáculo, que tem dramaturgia do rabino Nilton Bonder e trilha original de Carlinhos Brown, chegou a São Paulo para uma brevíssima temporada no teatro Alfa até o dia 14 deste mês.

A ideia do projeto, diz a coreógrafa, surgiu quando o físico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos, em 2018. Desde os 21 anos, o cientista tinha esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa incurável e progressiva, que leva à paralisação dos músculos.

"Diziam que ele não viveria nem três anos, e ele chegou aos 76. Perdeu os movimentos, mexia só as pálpebras e desenvolveu teorias, escreveu livros. Ele encontrou a cura do que não tem cura."

Outra história que lhe serviu de inspiração é a do neto, Théo, 12. O menino nasceu com epidermólise bolhosa, doença rara que causa bolhas e descolamento da pele.

Leia a seguir trechos da entrevista de Colker à coluna.

PANDEMIA

O contexto da pandemia foi uma coincidência infeliz. Mas o lugar desse espetáculo é outro. O coronavírus tem vacina. Eu fui para um buraco mais fundo, de buscar a cura do que não tem cura, não só de doenças no plano científico, mas também as existenciais --ignorância, discriminação, a compreensão de outros planos. A cura tem que existir: se não a física, a emocional, a espiritual, a existencial.

FALSA NORMALIDADE

As pessoas adoram dizer que alguém é ‘normal’ e discriminam quem não seria assim. Mas o que é normal? É estar na vertical, ter um tique? Quem determina o que é belo, feio, diferente? Você vê o exterior da pessoa, mas e quem sofre com doenças invisíveis, como depressão? E por que quem não se encaixa nesse ‘normal’, pessoas com doenças raras, que são tronchas, são obrigadas a viver isoladas? Me cansa essa falsa normalidade, por isso quis falar de doença e discriminação.

Bailarinos da companhia Deborah Colker em cena do espetáculo 'Cura' - Leo Aversa/Divulgação

​DOENÇA

Como ia trabalhar a cura precisava me encontrar com a doença, descobrir esse repertório de gestos. Não dá para ter a ingenuidade de achar que a cura é pura e a doença, não. Tem um momento em que falamos da doença e trabalho a imobilidade, a guerra que a pessoa tem quando perde os movimentos e continua ali, lutando. Tem um momento de descontrole também. Esses movimentos eu fui buscar nesse lugar da discriminação.

​CURA

Tenho que encontrar a cura, temos que encontrar alguma cura em algum lugar para o que nos aflige. Pedir é curar, visitar é curar, se aproximar da dor é curar. Os personagens que guiam o espetáculo são o Stephen Hawking, que dribla o corpo dele aprisionado e encontra essa cura, meu neto Théo, essa criança mágica, o Obaluaê, que é o orixá da doença e da cura. Depois tem Jesus, que cura através do amor, que traz à civilização o amor. E por último mergulhei nas poesias do cantor Leonard Cohen, de quem sou fã, sobre o encontro com Deus no fim de sua vida.

Bailarinos da companhia Deborah Colker encenam o espetáculo 'Cura' com a palavra dor escrita ao fundo
Bailarinos da companhia Deborah Colker encenam o espetáculo 'Cura' - Leo Aversa/Divulgação

DISCRIMINAÇÃO

A humanidade está muito distante de ser inclusiva. Quer maior discriminação do que a pobreza? O pobre não entra em determinados lugares. Por quê? Isso é apartheid. Esse conceito de normalidade é relativo e o ser humano deveria usar sua inteligência para entender isso. Aí com a pandemia vêm falar em ‘novo normal’. Sendo que a pandemia aumentou a pobreza, levou a uma desigualdade extrema. Isso é inadmissível.

VULNERABILIDADE

O Nilton Bonder falou muito para assimilarmos a palavra vulnerabilidade. Porque basta um piscar de olhos para dar uma merda. Todas as tragédias civilizatórias, as pandemias, lidam com a vulnerabilidade do ser humano e com a ignorância. A vulnerabilidade humana é algo contundente. E isso foi muito presente na pandemia. Todo mundo percebe como somos vulneráveis, vê que ter um plano de saúde ajuda, mas não adianta diante do imprevisível.

GRATIDÃO AO NETO

Théo é uma criança mágica na minha vida e sou muito grata a ele. Ele tá lutando. Ele me ensina tudo, todos os valores fundamentais da vida, o que a gente não deve prestar atenção, o que é essencial, os valores mais profundos. Por causa dele sou uma pessoa muito melhor e espero ser uma artista melhor também, a cada dia. A minha bandeira é: Viva os raros e especiais! Me expus muito com esse espetáculo e quis isso, luto por tudo isso.

PEQUENEZ HUMANA

Cada vez mais a gente constata a incapacidade do ser humano de ser generoso, vê como ele, filosoficamente, é pequeno. Não acho que aprendemos nada com a pandemia, só ver dentro do nosso sistema político, a gente ter que defender a democracia. Tem quem acredite que o ser humano reconheceu sua vulnerabilidade, eu não. Não quer dizer que perdi as esperanças.

GOVERNO BOLSONARO

Quando perguntam se tive alguma ajuda do governo para a companhia sobreviver, eu digo: quer que eu ria ou chore? Estamos vivendo uma mutilação, um extermínio da cultura. E não só da cultura.

Olha, não sei como o Brasil sobreviverá após esse governo, mas tenho certeza que irá demorar para reconstruir muita coisa. Porque a paulada é rápida, mas a recuperação é bem demorada. Estamos passando por um processo destrutivo pesado, mas a reconstrução vai vir. E a arte ajudará, já que é libertária, transformadora. Tenho 60 anos, não sei se estarei aqui para ver essa recuperação, mas pode saber que vou trabalhar por ela.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.