Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Alckmin estuda suspender filiação ao PSB para facilitar aliança com Lula

Ex-governador está sendo aconselhado a evitar que negociação para ser vice fique atrelada a disputas regionais da legenda com o PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin pode se desfiliar do PSDB e ficar sem partido —adiando a decisão de entrar no PSB.

Geraldo Alckmin participa da gravação do reality "O Político", apresentado pelo ex-governador Márcio Franca, em São Paulo - Eduardo Knapp - 12.nov.2021/Folhapress

CÓDIGO POSTAL

Alckmin está sendo aconselhado a seguir esse caminho para que sua candidatura a vice na chapa de Lula não fique atrelada a disputas regionais da legenda com o PT.

ESTRADA LIVRE

Mesmo com Alckmin fora do PSDB, Lula sinalizaria de forma ainda mais clara que deseja ter o ex-governador como vice em sua chapa, independentemente da legenda à qual ele vai se filiar. A preferência seguiria sendo por um acordo amplo com o PSB —mas o fracasso dessa alternativa não seria impedimento para a união dos dois.

O ex presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin
Montagem com fotos do ex-presidente Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin - Marlene Bergamo e Eduardo Knapp/Folhapress

LIVRE 2

Definido que Alckmin será o candidato a vice-presidente, no PSB ou fora dele, as negociações do PT com os socialistas não envolveriam mais o nome do ex-governador em tentativas de acertos regionais.

LIVRE 3

Uma eventual filiação de Geraldo Alckmin à legenda não poderia mais, portanto, ser usada como trunfo por integrantes do PSB, ficando desvinculada das ambições de suas lideranças regionais. A aliança entre os dois seria facilitada.

MOEDA

Parte dos socialistas —entre eles o próprio presidente da legenda, Carlos Siqueira— tenta condicionar a filiação de Alckmin ao compromisso do PT de, em troca, apoiar candidatos do PSB aos governos estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Acre, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

MOEDA 2

O estado de São Paulo é o mais difícil de equacionar: o PT não pretende abrir mão da candidatura de Fernando Haddad ao Palácio dos Bandeirantes para apoiar o ex-governador Márcio França, do PSB, que também pretende se candidatar ao governo.

MOEDA 3

Em outros estados, a aliança é mais provável —e vital. Em Pernambuco, por exemplo, o PSB necessitaria do apoio do PT para garantir a permanência no poder. No Rio de Janeiro, o candidato ao governo Marcelo Freixo conta com um acordo com os petistas e Lula em seu palanque para ficar mais perto da vitória.

NO OUVIDO

O rapper Mano Brown - Pedro Dimitrow/Spotify/Divulgação

O podcast "Mano a Mano" receberá a apresentadora Glória Maria no último episódio de sua temporada, que vai ao ar nesta quinta (9). "Na minha mente abriu uma perspectiva. Eu saí da minha zona de conforto", afirma Brown a Glória Maria, depois de ser questionado sobre o que mudou desde a estreia do programa. Passaram pelo "Mano a Mano" nomes como Karol Conká, Lula, Fernando Holiday e Ludmilla. A produção é um original Spotify.


DE VOLTA

Tiê e sua banda voltaram aos palcos após quase dois anos de pandemia para um show no Studio SP, no dia 3, na capital paulista. A cantora começou sua carreira com uma apresentação no espaço cultural em 2009.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.