Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Baixo índice de vacinação no Norte e no Nordeste acende alerta no Ministério da Saúde

Enquanto SP tem 76,7% da população totalmente imunizada, o Amapá registra apenas 38,8%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A luz amarela acendeu no Ministério da Saúde com o baixo percentual de vacinação de alguns estados do Norte e do Nordeste. A pasta deve enviar equipes para alguns deles para tentar entender o que está acontecendo, e quais as soluções que poderiam ser adotadas para resolver o problema.

Drive-thru de vacinação contra a Covid-19 no Shopping da Ilha, em São Luís - Matheus Soares - 22.06.2021/O Estado do Maranhao

SINAL DE ALERTA

Enquanto São Paulo, por exemplo, tem 76,7% da população totalmente imunizada, o Amapá, último colocado no ranking brasileiro de vacinação, registra apenas 38,8% de pessoas com o ciclo completo.

ALERTA 2

Outros quatro estados registram menos da metade da população completamente imunizada: Roraima (39,6%), Pará (47,2%), Acre (45,7%) e Maranhão (48,6%).

FLUXO

O ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, conversou com gestores de saúde e ouviu deles a explicação de que o baixo percentual pode ser explicado por problemas na hora de informar os dados ao sistema nacional.

FLUXO 2

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, que preside o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), explica que o fluxo de dados é, sim, parte do problema.

TEM VACINA

"Não falta vacina", diz ele. O problema seria que "os locais de vacinação têm dificuldade com internet. As fichas são manuais. Há uma grande demora no lançamento dos dados".

SALTO

Ele calcula que, se o lançamento de informações no sistema fosse agilizado, o percentual de registro de vacinados nesses estados subiria "algo em torno de 10 a 20% de doses a mais".

NA REAL

"É uma realidade do Maranhão que se repete [em outras unidades da federação]", diz ele.

PEDRA

Há um outro problema, no entanto, a ser enfrentado, afirma Carlos Lula: "É muito mais difícil vacinar em grandes vazios do que em aglomerados urbanos. E, na atual fase, a vacina tem que ir atrás das pessoas. Elas já deixaram de ir atrás das vacinas".

ESTANTE

O jornalista Luis Erlanger, ex-diretor de Comunicação da Globo, recebeu o ator Eriberto Leão no lançamento de seus três novos livros, "Todo Tempo do Mundo", "Salto Alto" e "Agora e Na Hora", na segunda (6). O evento ocorreu na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio, e contou com a presença da atriz Maria Padilha e do roteirista George Moura.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.