Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Chomsky e Corbyn alertam para uso da PF por Bolsonaro para perseguir adversários

Após operação da PF na casa de Ciro Gomes, David Miranda (PSOL-RJ) organizou texto chamando a atenção da comunidade internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma carta assinada por Jeremy Corbyn, ex-líder do Partido Trabalhista britânico, Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres, e pelos norte-americanos Noam Chomsky, linguista e filósofo, Oliver Stone, cineasta, Alfred de Zayas, ex-especialista independente da ONU para a democracia, Ilhan Omar, congressista democrata, e Mark Weisbrot, do centro de estudos em política econômica de Washington, alerta para o possível uso da Polícia Federal para a perseguição de adversários do governo Jair Bolsonaro (PL).

O linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky - Danilo Verpa-26.ago.2019/Folhapress

CANETA 

O texto foi organizado pelo deputado federal David Miranda (PSOL-RJ). Segundo ele, a ideia foi pedir a políticos e intelectuais estrangeiros, "amigos do Brasil e defensores da liberdade política", que redobrem a vigilância sobre Bolsonaro, para que o presidente não use de seu cargo para refrear a oposição, como diz ter ocorrido em 2018 com a prisão de Lula.

O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) - Marcelo Camargo-12.jun.2019/Agência Brasil

INTIMIDAÇÃO 

Na carta, Miranda relata a recente operação da PF contra o presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE), no último dia 15, por supostas irregularidades em obras públicas entre 2010 e 2013, quando este já não era mais deputado.

"Os amigos do Brasil pelo mundo precisam se manifestar sobre o uso descarado da PF para intimidação política no país", escreve.

Ciro afirmou à coluna ter absoluta certeza de que a operação da PF foi "ordem de Bolsonaro, tal a violência e arbitrariedade".

A deputada democrata norte-americana Ilhan Omar também assinou o documento enviado por David Miranda - REUTERS/Elizabeth Frantz

INTIMIDAÇÃO 2 

"A Polícia Federal, controlada por Bolsonaro e com facções fiéis a Sergio Moro, juiz corrupto que prendeu Lula e concorrerá à Presidência, será usada para intimidar oponentes do presidente", segue.

Lula foi condenado por Moro em duas ações penais, por corrupção e lavagem de dinheiro, e ficou preso 580 dias. Em junho deste ano, O Supremo Tribunal Federal anulou a sentença porque considerou que o então juiz Sergio Moro foi parcial na condução do processo contra o ex-presidente.

LUPA 

Miranda diz que a ideia é mostrar "que a comunidade internacional está olhando para que sejam respeitadas as regras democráticas em 2022 e não se repita o que fizeram com a oposição em 2018".

RITA FURACÃO

A artista Rits Wainer está dentro de uma lagoa, com água até as pernas; ela é branca, tem cabelos curtos e pretos e veste uma bata verde
A artista paulistana Rita Wainer - Fe Pinheiro

A artista Rita Wainer ganhará em 2022 um documentário sobre seu trabalho e processo criativo pelas mãos do cineasta José Eduardo Belmonte ("Alemão", "Carcereiros", "Se Nada Mais Der Certo" etc.) A paulistana radicada no Rio também aparecerá em outro filme, mas estreando como atriz. Ela interpreta Domitila, a Marquesa de Santos, em "A Viagem de Pedro", longa de Lais Bodanzky sobre dom Pedro 1º que é estrelado por Cauã Reymond.


com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.