Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Dimas Ramalho é eleito presidente do Tribunal de Contas de SP

Cerimônia de posse está prevista para fevereiro de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O conselheiro Dimas Ramalho foi eleito nesta quarta (8) para a presidência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Esta será a segunda vez em que ele presidirá a corte —seu primeiro mandato foi exercido em 2016.

O conselheiro do Tribunal de Contas do estado de São Paulo Dimas Ramalho, eleito presidente nesta quarta (8) - Laercio Bispo/TCE/Divulgação

Ramalho será responsável pela gestão do órgão de controle externo da administração pública paulista em 2022. Sua cerimônia de posse está prevista para o mês de fevereiro do próximo ano.

A eleição desta quarta ainda alçou à vice-presidência do tribunal o conselheiro Sidney Beraldo e, para o posto de corregedor, o conselheiro Renato Martins Costa.

Ex-deputado federal e estadual, Ramalho já foi secretário estadual de Habitação de São Paulo e secretário municipal de Serviços da capital. Ele também atuou como membro do Ministério Público de São Paulo, ocupando os cargos de promotor e procurador de Justiça.

Da esquerda para a direita, Renato Martins Costa, Dimas Ramalho e Sidney Beraldo, eleitos para o exercício de 2022 do Tribunal de Contas do Estado de SP - Laercio Bispo/TCE/Divulgação

"Nossa missão é descobrir e construir o que será o controle externo no pós-pandemia. As demandas da população mudaram. A gestão pública e o controle externo precisam mudar", afirma Ramalho, que chegou ao TCE-SP em 2012.

"Estamos no meio de uma revisão do planejamento estratégico e também começamos a trabalhar com a nova lei de licitações. É um momento de muita novidade e de oportunidades para aprimorar o serviço que entregamos à sociedade", segue.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é responsável por analisar as contas anuais do governador e dos prefeitos de todos os municípios paulistas, exceto a capital. A instituição ainda julga as contas dos órgãos estaduais e municipais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das autarquias.

Atualmente, os orçamentos de todos os entes submetidos ao órgão alcançam a soma aproximada de R$ 355 bilhões.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.