Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Estados pedem a Queiroga que reduza prazo de reforço da vacina por causa da ômicron

Secretários pedem que ele passe de cinco para quatro meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os secretários estaduais de saúde pediram uma reunião com o ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, para discutir a redução do intervalo de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Num primeiro momento, o prazo foi fixado em seis meses. Depois, Queiroga anunciou a redução para cinco meses. Agora, os estados querem que o prazo seja ainda mais curto: quatro meses.

A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, já enviou um documento pedindo a redução, como antecipou a coluna.

"Sabemos que, depois de quatro meses, as vacinas começam a perder a eficácia", afirma Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
"A ideia, com a redução do prazo, é conter o recrudescimento de casos de Covid-19 no Brasil, para que não ocorra aqui o que estamos vendo acontecer na Europa", segue ele.

O surgimento da ômicron, que causou tensão no mundo todo e foi definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como variante de preocupação, reforçou "a certeza de que precisamos fazer isso [aplicar as doses de reforço em um prazo menor]", diz Carlos Lula.

No Brasil, 76,8% da população já tomou ao menos uma dose da vacina, 63% já estão com o primeiro ciclo vacinal completo (de duas doses ou dose única) e 7,9% tomaram a dose de reforço.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.