Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Ex-ministro e aliado de Temer diz que pode votar em Lula em 2022

Caso nome da terceira via não chegue ao segundo turno, Carlos Marun afirma que pode escolher o petista contra Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos principais ministros do governo de Michel Temer afirmou que deve votar em Lula no segundo turno da eleição presidencial, caso o candidato de terceira via que o MDB apoiar não ultrapasse a primeira rodada.

O então presidente Michel Temer durante cerimônia de posse de Carlos Marun como ministro da Secretaria de Governo - Mateus Bonomi - 15.dez.2017/Folhapress

​SEGUNDO PLANO

"Vamos tentar uma terceira via. Se não estivermos no segundo turno, apoiaremos o menos pior. Que pode ser Lula...", escreveu Carlos Marun, ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo de Temer, em um grupo de discussões políticas de WhatsApp. O coletivo tem entre seus integrantes personalidades como o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.

RODA

Marun participava de um acalorado debate sobre a possibilidade de Lula ter Geraldo Alckmin como candidato a vice. Muitos no grupo diziam estranhar a eventual união dos dois ex-adversários.

TUDO MUDA

"A movimentação de Lula buscando Alckmin é algo politicamente inteligente. Como é a antítese da inteligência pregar que quem apoiou Bolsonaro não pode agora ter outra posição. É uma questão matemática. Se todos repetirem o voto do 2º turno [de 2018], Bolsonaro vencerá novamente", escreveu Marun.

TÔ NESSA

Ele admitiu que votou em Bolsonaro há três anos. "Muita gente entendeu que naquele momento Bolsonaro era menos pior que o PT. Por isto o centro votou [e] deu a vitória a ele", disse. "Entre estes, eu", seguiu.

QUEBRA

"Falo por mim. Eu sabia dos riscos de ser um Governo chulo... me surpreendeu com alguns excessos. Eu confesso que, apesar de conhecer os arroubos de Bolsonaro, não imaginava que fôssemos chegar tão perto de uma ruptura institucional", disse ainda Marun.

VIP

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que preside o MDB e é também muito ligado a Temer, chegou a ir ao jantar do grupo Prerrogativas que homenageou Lula e teve Alckmin como convidado especial na semana passada.

É CEDO

Michel Temer afirmou à coluna que as declarações e movimentações de seus aliados são "coisas pontuais". "Não significa que vão apoiar Lula", diz o ex-presidente.

ME LEMBRA

Questionado se poderia votar no petista em um eventual segundo turno contra Bolsonaro, Temer afirmou: "Tem muita coisa ainda para acontecer. Vou esperar os fatos". E finalizou: "Me pergunte a mesma coisa em junho do ano que vem".


BAILE DA MAIORIDADE

As atrizes Larissa Manoela e Sofia Budke estão lado a lado, em pé, com vestidos de festa em um salão de baile
As atrizes Larissa Manoela e Sofia Budke em cena gravada no Palace Hotel, em Poços de Caldas (MG), para a próxima novela das seis da Globo, 'Além da Ilusão' - Mauricio Fidalgo/Globo

As atrizes Larissa Manoela e Sofia Budke vivem as irmãs Elisa e Isadora, respectivamente, na próxima novela das seis da Globo, "Além da Ilusão". Parte da trama dos anos 30 e 40, criada por Alessandra Poggi, foi gravada em Poços de Caldas, no sul de Minas, como a desta cena da festa de 18 anos de Elisa, no Palace Hotel. O vestido usado por Larissa Manoela foi pintado à mão e teve mil flores de tecido confeccionadas e bordadas.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.