Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Exclusivo: Lula e Alckmin, a falta de oxigênio em Manaus e a primeira vacinada do Brasil

As notícias e entrevistas que você viu primeiro na coluna em 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Da tragédia dos hospitais em Manaus sem oxigênio à esperança trazida com a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no país. Do conflito entre governo e oposição na CPI da Covid à aliança desenhada entre os adversários históricos Geraldo Alckmin (ex-PSDB) e Lula (PT). Veja, a seguir, algumas das principais notícias de 2021 que o leitor soube muito antes na coluna.

FALTA O AR

A revelação de que o oxigênio de hospitais lotados de pacientes com Covid-19 tinha acabado em Manaus foi feita pela coluna em 14 de janeiro; cientista confirmou a tragédia.

Profissional de saúde no Hospital Getúlio Vargas, em Manaus, em meio à falta de leitos e oxigênio para pacientes com Covid-19 - Bruno Kelly - 14.jan.2021/Reuters

NO BRAÇO

A primeira pessoa vacinada no Brasil foi revelada aqui, em 17 de janeiro: Mônica Calazans é enfermeira de UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, de São Paulo.

0
O governador de SP, João Doria (PSDB), aplaude a enfermeira Mônica Calazans, vacinada com a Coronavac, em São Paulo - Eduardo Anizelli - 17.jan.2021/Folhapress

O CURANDEIRO

Jair Bolsonaro indiciado na CPI: você leu antes em nossa página, no dia 11 de agosto, que Renan Calheiros o responsabilizaria por crimes como charlatanismo e epidemia com resultado em morte.

Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em sessão da CPI da Covid, no Senado - Pedro Ladeira - 12.mai.2021/Folhapress

ALIANÇA

A mais importante notícia até agora da sucessão presidencial explodiu na coluna no dia 3 de novembro: Geraldo Alckmin pode ser vice na chapa de Lula. Depois da bomba, eles trocaram elogios.

0
O ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (ex-PSDB) durante jantar no restaurante A Figueira Rubaiyat, em São Paulo - Arquivo pessoal - 19.dez.2021/Folhapress

ELE DISSE, ELA DISSE

Veja, abaixo, alguns dos depoimentos colhidos pela coluna em mais um ano difícil no país e no mundo.

"O Brasil é hoje um dos países mais execrados do mundo."

Paulo Coelho, escritor, doou R$ 145 mil ao Festival de Jazz do Capão, na Bahia, barrado na Lei Rouanet pelo governo Jair Bolsonaro (17.jul.2021)

"O cinema pode mudar a imagem de merda que estamos do Brasil."

Betty Faria, atriz (11.dez.2021)

"O pessoal tem que tomar vergonha na cara. Se uma vacina vai me transformar em jacaré, eu diria para os cientistas criarem uma para eu ter superpoder."

MC Fioti, funkeiro, autor do hit "Bum Bum Tam Tam", o hino não oficial da Coronavac (23.jan.2021)

"O governo só enterra o Zé Gotinha se for muito burro."

Darlan Rosa, criador do mascote brasileiro da vacina (13.mar.2021)

"É uma aventura. Um salto no escuro."

Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ao falar sobre o semipresidencialismo e dizer que o Congresso tenta usurpar prerrogativas da Presidência (24.jul.2021)

"Ainda estou em choque. Acordo e acho que não é real."

Mônica Martelli, atriz e apresentadora, sobre a morte do ator Paulo Gustavo, vítima da Covid-19 (5.jun.2021)

"Não existe Carnaval com felicidade doente."

Preta e Flora Gil, cantora e dona do camarote Expresso 2222, ao afirmarem que só voltarão a promover a folia quando a pandemia terminar e todos estiverem seguros (5.dez.2021)

Preta Gil se emociona ao encontrar Flora Gil no camarote Expresso 2222 em 2018, ano em que a cantora assumiu o comando do espaço no lugar da madrasta - Raul Spinassé - 09.fev.2018/Folhapress

"Me condoía muito pensar que estava ali, vivo, num hospital ótimo, com ótimos médicos."

Marco Ricca, ator, sobre sua internação por Covid-19 em meio ao colapso do sistema de saúde, quando começaram a faltar medicamentos do chamado "kit intubação" (27.nov.2021)

"Quem perdoa é Deus."

Lucas Penteado, ex-BBB, sobre Karol Conká, Nego Di e Projota (20.mar.2021)

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.