Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

IPVA em SP terá desconto de até 9% e parcelamento em 5 vezes

Donos de veículos usados terão abono de 9% em janeiro; se preferirem parcelar, ou quitar o tributo em fevereiro, o desconto será de 5%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de São Paulo anuncia um pacote de descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), além da extensão do prazo de pagamento de três para cinco parcelas, começando em fevereiro.

Haverá descontos de 9% para proprietários de veículos usados que quitarem o IPVA em cota única, em janeiro.

Tráfego de carros na Radial Leste, em São Paulo
Tráfego de carros na Radial Leste, em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Já os proprietários que pagarem o tributo em fevereiro, ou que preferirem parcelar, terão desconto de 5%.

Para veículos 0 km, o desconto de 3% permanece até o quinto dia da emissão da nota fiscal. É possível parcelar o valor em cinco vezes, sem desconto.

A medida, segundo o governo estadual e a Secretaria da Fazenda e Planejamento, é para amenizar os efeitos da pandemia e da alta da inflação.

De acordo com a pesquisa anual feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a pasta, o valor venal dos veículos subiu, em média, 22,54% neste ano.

Normalmente, os valores caem de um ano para outro – e o mesmo acontece com o IPVA. Devido à alta da inflação e do dólar, além da falta de componentes eletrônicos, houve um aumento nos preços dos veículos novos e falta de alguns modelos. Com isso, cresceu também a procura por veículos usados, que ficaram mais caros.

A primeira cota começa a vencer em 10 de janeiro, para placas de final 1, e vai até 21 de janeiro, para placas de final zero. CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO AQUI.

A frota total no estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos, dos quais 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.