Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Hospitais de SP têm aumento de casos de gripe e acendem alerta em comitê que orienta Doria

Número de exames para detecção do vírus da gripe tem alta de 265% em laboratório da rede privada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O comitê científico que aconselha o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), no combate à Covid-19 orientou seus radares também para os casos de gripe no estado.

Agente de saúde aplica vacina da gripe no dia da campanha para imunização contra a doença em São Paulo - Rivaldo Gomes - 15.mai.2021/Folhapress

GRIPE FORTE

Os integrantes do comitê, formado por médicos e cientistas, passaram a receber relatos preocupantes de colegas que estão na linha de frente dos hospitais —e que dizem que o número de pacientes com gripe se avolumou.

GRIPE 2

No Hospital Vila Nova Star, por exemplo, houve aumento de 50% na procura por pessoas com quadros de gripe nas últimas duas semanas, em relação à média dos meses anteriores. No São Luiz do Itaim, o crescimento foi de 30%.

REFORÇO

Segundo José Jair de Arruda Pinto, diretor-executivo da Rede D’or São Luiz, foi necessário reforçar o número de médicos no pronto-socorro.

SALTO

No Hospital Sírio-Libanês, o atendimento de pacientes com problemas respiratórios e sintomas gripais, não infectados com coronavírus, tem aumentado exponencialmente: em julho foram 58, em setembro, 153, e em novembro, 216.

SALTO 2

O número de exames para detecção do vírus da gripe aumentou 265% e o de aplicação de vacinas para influenza 189% entre os dias 6 e 12 deste mês na rede de laboratórios Fleury, em comparação à semana anterior.

SALTO 3

"Temos tido uma média de 400 testes por semana. Mas nada ainda como no Rio de Janeiro, em que o número de positividade para testes de Covid está despencando enquanto o de positivos para influenza está dez vezes maior", afirma o diretor clínico do Grupo Fleury, Celso Granato.

SURPRESA

O médico diz que o surto de gripe fora de época, quase no verão, está pegando os laboratórios despreparados. Segundo ele, o Fleury, que também controla a rede de laboratórios A+, estava com estoque baixo de testes.

SURPRESA 2

"Acontece que as empresas que vendem produtos para diagnósticos também não estavam preparadas para essa demanda fora de época e estão correndo para conseguir mais testes", diz.

NADA ADIANTA

Ele não recomenda a vacina contra a gripe deste ano porque a proteção para cepa que está circulando no Rio e em SP, a H3N2 "Darwin", é muito baixa.

MUITA CALMA

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, diz que surtos localizados não podem ser confundidos com incremento generalizado de casos no estado.

O secretário Jean Gorinchteyn durante entrevista coletiva, em São Paulo - Governo do Estado de São Paulo - 11.set.2020/Divulgação

ESTÁVEL

Os números da secretaria mostram que, em 2020, houve 688 casos, com 50 mortes relacionados exclusivamente com influenza no estado. Em 2021, foram até agora 652 casos e 49 mortes.


SONETO PAULISTA

O ator, escritor e colunista da Folha Gregorio Duvivier autografou seu novo livro, "Sonetos de Amor e Sacanagem" (ed. Companhia das Letras), no domingo (12), na livraria Megafauna, em SP. Sua mulher, a consultora de moda Giovanna Nader, participou do evento. A ex-curadora da Flip e sócia da livraria Megafauna e da editora Fósforo Fernanda Diamant também esteve lá.


ARTE

A exposição "Tunga: Conjunções Magnéticas", do Itaú Cultural, em São Paulo, teve abertura para convidados na sexta (11). A mostra apresenta 300 obras produzidas por Tunga: esculturas, objetos, instalações, vídeos, performances, cadernos de artista etc.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.