Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Internações por síndrome respiratória voltam a subir entre adultos no Brasil, diz Fiocruz

Salto foi de 10% depois de período de estabilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de internações por síndrome respiratória no Brasil voltou a crescer depois de um período de estabilidade: passou de 6 mil casos no fim de outubro para 6.600 na última semana de novembro, num salto de 10%.

0
Equipe médica durante tratamento de paciente com coronavírus na UTI do Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP) - Eduardo Anizelli - 2.mar.2021/Folhapress

SALTO ALTO

Um dado preocupa: o crescimento se deu em praticamente todas as idades —até então, havia pequenas oscilações entre elas. Quando uma subia, a outra baixava.

SALTO 2

As informações são do boletim InfoGripe, da Fiocruz, que tem sido um dos principais termômetros da evolução da epidemia de coronavírus no Brasil.

SALTO 3

O salto maior se deu na faixa dos 10 aos 19 anos (crescimento de 50%), dos 20 aos 29 anos (47%). Dos 30 aos 59 anos, o salto foi de cerca de 30%.

SUAVE

Apenas entre as pessoas que têm acima de 70 anos foi verificada uma ligeira baixa nas internações.

RAZÃO

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, afirma que a alta não pode ser creditada a qualquer nova variante —mas sim à baixa de guarda geral da população, que relaxou com a queda significativa de casos, internações e mortes verificada depois da vacinação em massa no país.

BEM FÁCIL

"Há uma facilidade de transmissão, não apenas do coronavírus mas de outros vírus respiratórios, já que a exposição da população aumentou com o relaxamento de medidas de contenção do vírus", afirma ele.

É FESTA!

Os estados em que se verifica a maior alta são Pará, Ceará e Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes já tinha anunciado um animado Carnaval para 2022.

EMPREENDEDOR SOCIAL

Adriana Couto e Leo Madeira apresentaram a cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedor Social 2021, realizado pela Folha, na terça (30), no auditório do jornal, em SP. As artistas Livia La Gatto e Renata Maciel fizeram um pocket show virtual no evento que premiou cinco iniciativas de enfrentamento à Covid.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.