Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público quer saber quanto Moro ganhou ao romper contrato com consultoria internacional

Procurador pede que Tribunal de Contas da União requisite documentos para saber quanto a Alvarez & Marsal pagou ao ex-juiz; Moro afirma que havia cláusula proibindo atuação em casos 'com potencial conflito de interesse'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) quer ter acesso a todos os documentos relativos ao rompimento do vínculo do ex-juiz Sergio Moro com a empresa de consultoria internacional Alvarez & Marsal.

TABELA

No ofício enviado ao ministro Bruno Dantas, do TCU, o procurador Lucas Furtado é específico: além da data do encerramento do contrato, ele pretende ter acesso aos "valores envolvidos". Ou seja, a quanto Moro recebeu de indenização ou algo equivalente.

TABELA 2

O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro começou a trabalhar na empresa em novembro de 2020. A contratação causou polêmica: a Alvarez & Marsal é administradora judicial do processo de recuperação do Grupo Odebrecht. Moro julgou e condenou acionistas e executivos da empresa quando estava na magistratura.

TABELA 3

O TCU já está investigando a contratação de Moro por suposto conflito de interesse.

CANETA

Ao pedir explicações à empresa sobre a incorporação do ex-juiz a seus quadros, Dantas afirmou, no começo do ano, que atos de Moro como juiz "naturalmente" contribuíram para a quebra da Odebrecht, hoje em recuperação judicial.

PECULIAR

Disse que a contratação dele, por essa razão, era "no mínimo peculiar e constrangedora". E questionou se Moro não estaria recebendo por "informações privilegiadas" sobre processos contra a Odebrecht.

OUTRO LADO

Após a publicação deste texto, Moro entrou em contato com a coluna. "O contrato com a Alvarez & Marsal foi assinado entre partes privadas, de forma regular, e com a cláusula expressa de que jamais atuaria em casos de potencial conflito de interesse. Portanto, jamais trabalhei ou prestei serviço, direta ou indiretamente, para a Odebretch", afirma o ex-juiz.

MUDANÇA

Moro, que é pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, está nos Estados Unidos providenciando sua mudança definitiva para o Brasil.

CLIQUE

O multiartista Guto Lacaz compareceu à abertura da exposição "Respira SP 2021 — Avenida Paulista 130 Anos", na Casa de Cultura Odisseia, em São Paulo, no sábado (11). O espaço é dirigido por Valkiria Iacocca, que assina a criação e a produção da mostra. A modelo Iamonike também participou do evento.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.