Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeitura de SP deve reduzir intervalo de dose de reforço da vacina para quatro meses

Pedido foi apresentado à Anvisa, ao Ministério da Saúde e ao comitê científico do estado para tentar frear a disseminação da variante ômicron

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), pediu autorização da Anvisa e do Ministério da Saúde para reduzir o intervalo da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, dos atuais cinco meses para quatro meses.

O comitê científico do estado de São Paulo também será consultado. A dose de reforço do imunizante contra a Covid-19 deve ser aplicada depois do primeiro ciclo vacinal completo.

A revelação foi feita pelo secretário municipal Edson Aparecido ao programa "Ponto a Ponto", da BandNews TV, conduzido por esta colunista e pelo cientista político Antônio Lavareda.

Segundo Aparecido, países da Europa já reduziram o intervalo diante do surgimento de uma nova variante do vírus, a ômicron.

Ele diz acreditar que a medida pode ajudar a evitar uma nova onda de Covid-19 no município, ainda mais no contexto do surgimento da nova linhagem do vírus.

"Será uma medida em caráter extraordinário, considerando o cenário internacional, a época do ano, com a ocorrência de festividades e aumento de circulação de pessoas, e também levando em conta a nova cepa e características demográficas da capital", afirma ele.

Na carta enviada às autoridades, a prefeitura cita também a não obrigatoriedade de apresentação do passaporte de vacinas aos estrangeiros que chegam no Brasil e ressalta o "preocupante cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 em vários continentes que apresentam aumento de casos e óbitos, relacionados principalmente à baixa cobertura e proteção vacinal".

Reprodução

A cidade de São Paulo já registrou dois casos de pessoas infectadas pela nova linhagem do coronavírus, a Ômicron. Trata-se de um casal que mora na África do Sul e veio ao Brasil.

Segundo Edson Aparecido, os cinco parentes com quem eles se encontraram fizeram o teste, e não foram infectados.

O secretário afirmou que, caso a cidade tenha autorização para aplicar a dose de reforço da vacina em quatro meses, já tem doses em estoque para atender à população que seria contemplada de imediato: 1,2 milhão de pessoas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.