Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Ataques de candidatos às urnas eletrônicas entram na mira da OAB

Seccional paulista terá disque-denúncia e observatório de acompanhamento das eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ataques de candidatos às urnas eletrônicas durante a campanha deste ano estarão na mira da comissão de direito eleitoral da seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Um observatório do tema e uma espécie de disque-denúncia deverão ser criados.

PENTE-FINO

O advogado Ricardo Vita Porto, recém-nomeado presidente da comissão, diz que sua missão será "a defesa intransigente da democracia" e que ofensivas contra o sistema de votação e as instituições serão respondidas com providências no âmbito do Ministério Público e da Justiça Eleitoral.

PENTE-FINO 2

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores são os principais responsáveis pela difusão de mentiras sobre as urnas, mas Porto diz que o trabalho será independente de ideologia. "A cada ataque contra a democracia, vamos instaurar processo buscando a responsabilização do ofensor", afirma.

TSE apresenta as novas urnas eletrônicas, que devem ser usadas a partir das eleições de 2022. - Abdias Pinheiro/TSE/Divulgação

SOBREVOO

Também o conselho federal da OAB se prepara para um acompanhamento detalhado do pleito de outubro. A preocupação é a de que "a eleição seja democrática, pacífica e sem insurgências", segundo Daniel Castro da Costa, vice-presidente da comissão de direito eleitoral no órgão nacional.

RUÍDO

O "risco Capitólio", como vem sendo tratada a hipótese de levante contra o resultado eleitoral semelhante ao perpetrado por eleitores de Donald Trump nos EUA, é minimizado por Porto e por Costa. Eles defendem um trabalho preventivo e educativo ao longo da campanha para evitar turbulências depois.

RUÍDO 2

No caso da OAB-SP, eventuais medidas não ficarão restritas a campanhas no plano estadual. Segundo Porto, que é advogado especializado em direito eleitoral, qualquer discurso antidemocrático que demande ações da instituição será levado adiante —com o risco, até mesmo, de cassação da candidatura.

PRA CIMA

Uma das estratégias é usar a força política e o poder de pressão do órgão sobre instâncias como o Ministério Público Eleitoral para contribuir para a realização de um pleito sob estabilidade e sem ameaças de deslegitimação, de acordo com o presidente da comissão paulista.


NOS FONES

Seu Jorge e Mel Lisboa durante gravação da segunda temporada do podcast "Caso Paciente 63", do Spotify - Bruno Poletti/Spotify/Divulgação

O cantor Seu Jorge e a atriz Mel Lisboa vivem os personagens Pedro Roiter e a médica Elisa Amaral, respectivamente, na audiossérie "Paciente 63", uma produção original Spotify que chega à segunda temporada no dia 8 de fevereiro. A continuação da trama ficcional terá dez episódios inéditos. O projeto é uma adaptação da obra "Caso 63", criada pelo escritor e roteirista chileno Julio Rojas.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.