Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Câmara ironizar morte de Olavo de Carvalho é inadmissível, diz deputado que chefia apuração

Bolsonarista, Alex Santana (PDT-BA) determinou investigação sobre curtida em post pelo perfil da Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Alex Santana (PDT-BA), que ordenou apuração interna na Câmara sobre a curtida, pela conta oficial da Casa no Twitter, em um ​post ironizando a morte do escritor Olavo de Carvalho, diz que o perfil é institucional e não pode ser usado para manifestar preferências.

"Não é esse o papel que a Câmara deve desempenhar. É inadmissível esse tipo de comportamento", afirma ele, que ocupa o cargo de secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais. O parlamentar é simpático ao presidente Jair Bolsonaro (PL), cuja eleição foi apoiada por Olavo.

A Casa diz em nota que Santana determinou à Diretoria-Executiva de Comunicação "uma rigorosa apuração dos fatos e imediata melhoria dos processos de trabalho a fim de evitar novas ocorrências dessa natureza".

Ao se desculpar, a Câmara disse que houve uma "interação equivocada" na terça-feira (25) com o perfil RealMorte, que se propõe a fazer humor com temas mórbidos. O post continha a mensagem: "Olavo de Carvalho, Check", ​simulando uma tarefa concluída na lista de afazeres da Morte.

Perfil da Câmara dos Deputados curte post no Twitter ironizando morte do escritor Olavo de Carvalho, na terça-feira (25)
Perfil da Câmara dos Deputados curte post no Twitter ironizando morte do escritor Olavo de Carvalho, na terça-feira (25) - Reprodução

Santana, que deve trocar o PDT por um partido da base aliada de Bolsonaro, diz que a punição ao responsável pela curtida será definida conforme os resultados da sindicância, que está em andamento. Segundo ele, o procedimento seria o mesmo se, por exemplo, o personagem fosse de esquerda.

"O papel da Câmara é ser institucional. A Câmara tem suas representações, de seus agentes políticos, mas, como instituição, tem que ser isenta a qualquer posicionamento. O encaminhamento seria o mesmo independentemente da pessoa ou de questões ideológicas", afirma.

Santana, que rejeita o rótulo de bolsonarista, já virou alvo de processo de expulsão no PDT por manifestações de apoio ao presidente e participação em atos da base do governo. Também pastor, o parlamentar exibe nas redes sociais fotos ao lado de Bolsonaro, a quem chama de amigo.

"Não me identifico como bolsonarista porque defendo as mesmas linhas de Bolsonaro em relação à família e aos valores morais antes mesmo de ele existir. Já eram as minhas crenças", diz o ainda colega de partido de Ciro Gomes, presidenciável que rivaliza com Bolsonaro.

-
Deputado federal Alex Santana (PDT-BA) - Câmara dos Deputados/Divulgação

Em nota na terça, a equipe de comunicação da Câmara pediu desculpas pelo que chamou de erro administrativo. "Ao acompanhar as notícias do falecimento do Dr. Olavo de Carvalho houve equivocadamente uma interação", diz o texto da Casa.

"Detectado às 8h11, o erro foi imediatamente corrigido. Reiteramos nossos sentimentos à família e sinceras desculpas, não somente como empatia humanitária, mas especialmente respeitosa ao Dr. Olavo de Carvalho. Reafirmamos nossa missão como veículo institucional, representativo, plural e de interesse público. Continuaremos buscando melhorar nossos processos para evitar erros", afirma o comunicado.

TUDO NO SEU TEMPO

   A atriz, escritora e apresentadora Mônica Martelli posa em ensaio para a revista Marie Claire
A atriz, escritora e apresentadora Mônica Martelli posa em ensaio para a revista Marie Claire - Fabio Bartelt/Groupart/Divulgação

A atriz, escritora e apresentadora Mônica Martelli é a capa de fevereiro da Marie Claire. Aos 53 anos, ela fala à revista sobre a perda do ator Paulo Gustavo, seu melhor amigo, e de temas como etarismo, sucesso, carreira e arte. "A gente está entendendo que pode fazer o que quiser com qualquer idade", afirma.

"O meu reconhecimento profissional veio aos 37 anos. Eu fui mãe aos 41. Me apaixonei novamente aos 50. Estou sendo capa da Marie Claire pela primeira vez aos 53." A edição chega às bancas nesta quarta-feira (2).

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.