Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus operação faroeste

Conselho do Ministério Público abre ação contra promotora denunciada na Operação Faroeste

Ediene Lousado terá que responder a processo disciplinar por suspeita de relação com esquema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) aprovou por unanimidade a abertura de processo administrativo disciplinar contra a promotora de Justiça Ediene Lousado, denunciada na Operação Faroeste, desencadeada na Bahia e que apura a venda de decisões judiciais.

Ediene Lousado, ex-procuradora-geral de Justiça da Bahia
Ediene Lousado, ex-procuradora-geral de Justiça da Bahia - Divulgação/MP-BA

A decisão, tomada na sessão desta quinta-feira (27), foi motivada pelo envolvimento da promotora nos fatos apurados pela operação policial, que já levou ao afastamento e à prisão de desembargadores e juízes. Ediene também chefiou o Ministério Público da Bahia entre 2016 e 2020.

O voto do corregedor nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel, que foi aprovado pelos demais conselheiros, propõe a pena de demissão. Ela está afastada de suas funções desde dezembro de 2020, após ser envolvida na Faroeste, sob a suspeita de vazar informações do órgão.

A promotora e ex-procuradora-geral de Justiça chegou a ser indicada para o cargo de conselheira do CNMP e teve o nome aprovado em sabatina no Senado, mas o processo estacionou com a revelação das denúncias. Em dezembro de 2020, pressionada pelas investigações, ela renunciou à indicação.

A defesa da promotora sempre negou irregularidades. O advogado Milton Jordão, que a representa, respondeu que não se manifestará no momento sobre a abertura do processo no conselho por não ter tido "acesso pleno ao conteúdo da decisão".

O procedimento contra a promotora no CNMP corre sob sigilo. A partir da instauração, Ediene e outros citados serão ouvidos e terão prazo para apresentar defesa. Ao fim, os conselheiros decidirão se aplicam punição e se acatam a sugestão do corregedor de determinar demissão.

O conselheiro Rinaldo Reis Lima, que foi corregedor nacional até outubro de 2021, declarou suspeição e não votou no caso. Ediene atuou como membro auxiliar da corregedoria na gestão de Lima.

Como mostrou a Folha, o então corregedor orientou a promotora sobre a possibilidade de o CNMP abrir uma apuração contra um promotor que atuava na Faroeste.

As informações constam em denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que acusa Ediene de ter praticado os crimes de advocacia administrativa e violação de sigilo funcional e também de ter integrado organização criminosa.

Segundo a denúncia, assinada pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, a ex-procuradora-geral baiana atuou para favorecer pessoas investigadas em apurações relacionadas ao suposto esquema, inclusive repassando dados sobre interceptações telefônicas.

Ediene foi alvo de busca e apreensão em 2020, no âmbito da Faroeste, já depois de deixar o cargo de procuradora-geral de Justiça da Bahia. Ela também ficou conhecida pela relação com Carlos Rodeiro, o "joalheiro das celebridades", outro investigado na Faroeste, morto em julho de 2021.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH ​ ​ ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.