Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Encontro de Marta Suplicy terá Ana Estela Haddad, Simone Tebet e Cármen Lúcia

Ex-senadora reunirá mais de 30 mulheres em debate sobre eleições que dará origem a site

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marta Suplicy fechou em 35 nomes a lista de mulheres do encontro promovido por ela na sexta-feira (28) sobre pautas femininas nas eleições. Simone Tebet (MDB-MS), que a princípio não seria chamada por ser presidenciável, confirmou presença. Marta decidiu convidá-la pela atuação como senadora e envolvimento na causa.

A professora Ana Estela Haddad (PT-SP), a ministra do Supremo Cármen Lúcia, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a socióloga Maria Alice Setubal (Neca) também avisaram que irão. Marta, hoje secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, quer que o evento seja plural e aponte caminhos para as campanhas à Presidência.

Ilustração criada para o encontro com mulheres promovido por Marta Suplicy sobre as eleições 2022.
Ilustração criada para o encontro com mulheres promovido por Marta Suplicy sobre eleições - Divulgação

Uma carta aberta resultante das sugestões levadas pelas convidadas será publicada em um site a ser lançado após a reunião. A anfitriã preparou a agenda em São Paulo porque diz que as políticas públicas para a mulher estão passando ao largo do debate nas candidaturas ao Planalto.

A organização divulgou ainda uma ilustração que marcará a data, em que fotos das participantes foram reunidas no formato do mapa do Brasil, ao lado da expressão "Juntas pela democracia". A ex-petista e ex-emedebista Marta está sem filiação partidária no momento, mas apoia Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Não se trata, no entanto, de ato de apoio a nenhuma das pré-candidaturas colocadas, segundo ela. A secretária e ex-prefeita da capital diz que o objetivo é sensibilizar todos os projetos eleitorais do campo democrático.

Ao menos cinco das mulheres sondadas informaram que não poderão estar presencialmente, mas mandarão suas contribuições para o debate. Entre elas, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz, que têm suas fotos reproduzidas no material de divulgação.

A lista de presenças confirmadas, atualizada nesta terça-feira (25), tinha os seguintes nomes: Aline Torres, Ana Estela Haddad, Ana Lúcia Fontes, Anne Moura, Anielle Franco, Bianca Santana, Cármen Lúcia, Carmen Silva, Cecília Mello, Claudia Costin, Gabriela Prioli, Gabriela Araújo, Gleisi Hoffmann, Inês Virgínia Prado Soares, Isabela Del Monde, Juliana Borges, Juliana Linhares, Maria Alice (Neca) Setubal, Mariliz Pereira Jorge, Marta Suplicy, Nathalia Oliveira, Nina Silva, Patrícia Vanzolini, Preta Ferreira, Rosangela Lyra, Sheila de Carvalho, Simone Tebet, Tati Bernardi, Vivian Satiro e Natália Dias.

Além de Tabata e Lilia, Djamila Ribeiro, Érika Hilton e Rosiska Darcy de Oliveira comunicaram que não poderão comparecer, mas enviarão sugestões.

O evento, de acordo com a ex-prefeita, seguirá todos os protocolos contra a Covid-19. Só poderão participar mulheres vacinadas. Além disso, serão feitos testes na entrada. A expectativa é que a reunião comece pela manhã e se prolongue por horas, até a redação final da carta.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.