Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Alalaô

Escolas de samba em SP repensam desfiles e cogitam máscara de proteção em fantasias

Prefeitura deve bater o martelo sobre medidas sanitárias no início da próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Prefeitura de São Paulo deve bater o martelo sobre as recomendações sanitárias para a realização do Carnaval no Sambódromo do Anhembi no início da próxima semana. O protocolo é aguardado com expectativa pelas escolas de samba, que já admitem ter que incorporar a máscara de proteção às fantasias.

Desfile da Camisa Verde e Branco no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 24.fev.2020/Folhapress

À MESA

Uma reunião preliminar entre o Executivo municipal, a Vigilância Sanitária e a Liga que representa as escolas de samba está prevista para esta quinta-feira (13). Por ora, tanto a comissão da prefeitura quanto as agremiações descartam o cancelamento do evento por causa da pandemia de Covid-19.

NOVOS TEMPOS

Para além do uso de máscara, alguns pontos que já foram alinhados e devem ser adotados são a diminuição de 2.000 para 1.500 foliões por escola, a exigência de comprovante vacinal e a exclusão do quesito harmonia na apuração —já que, com a boca dos integrantes encoberta, seria impossível avaliar o canto.

NA AVENIDA

"Acho que a gente consegue, com o protocolo da Vigilância, garantir um espetáculo com segurança e que não aumente o número de casos [de Covid]. O desfile das escolas de samba é único e socialmente muito importante", afirma o chefe de gabinete da SPTuris e presidente da comissão de Carnaval da prefeitura, Gustavo Pires.

IDEIAS

O vice-presidente da Rosas de Ouro, Osmar Costa, afirma que todas as escolas estão abertas às adaptações. Ele diz cogitar o uso de máscaras transparentes para os foliões de carros alegóricos e outras customizadas para as demais alas.

IDEIAS 2

As escolas Vai-Vai e Império de Casa Verde também já trabalham com a ideia de adicionar a proteção facial às fantasias —mas, por enquanto, seguem o cronograma de confecção das roupas. O planejamento inicial, mais otimista, previa que os integrantes desfilassem com o rosto livre.

ANSEIO

"A gente quer botar a nossa arte na rua e também quer todo mundo vivo. O importante é entregar esse Carnaval. Não cabe mais adiar", afirma Costa.

FREIO

O primeiro ensaio técnico com quatro escolas que estava marcado para o sábado (15), no Sambódromo do Anhembi, foi cancelado. As agremiações ainda esperam posicionamento oficial da Liga.

RUA VAZIA

Já a realização dos blocos de rua foi cancelada pela prefeitura na semana passada, por causa do aumento de casos de coronavírus causados pela variante ômicron e à epidemia de influenza, assim como aconteceu em outras cidades. Cerca de 680 blocos chegaram a se inscrever para a folia paulistana.


NAS TELAS

A apresentadora Eliana no estúdio do programa "Ideias à Venda", da Netflix - Vans Bumbeers/Netflix/Divulgação

A apresentadora Eliana estreia no streaming no próximo dia 9 com o reality show "Ideias à Venda", na Netflix. Ela, que segue no ar no SBT, comandará participantes e jurados em uma competição de empreendedores diferentes a cada episódio, em busca de um prêmio de R$ 200 mil. O formato é nacional, com realização da Floresta Produções.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.