Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu interior de são paulo

Filha de Olavo de Carvalho protesta contra Weintraub em Atibaia

Rompida com o pai, Heloisa fez cartaz contra ex-ministro, mas teve que adiar sua manifestação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Heloisa de Carvalho, filha do escritor e guru bolsonarista Olavo de Carvalho, se diz frustrada com o adiamento da ida a Atibaia, nesta quinta-feira (20), do ex-ministro Abraham Weintraub, pré-candidato a governador de São Paulo. Ela preparava um protesto contra ele, agora postergado para a nova data.

Heloisa, filha de Olavo de Carvalho, com suco de laranja em frente à casa em Atibaia
Heloisa, filha de Olavo de Carvalho e moradora de Atibaia, com suco de laranja em frente ao escritório de Frederick Wassef - Zanone Fraissat-18.jun.2020/Folhapress

Filiada ao PT desde 2021, rompida com o pai e detratora do presidente Jair Bolsonaro (PL), Heloisa diz que Weintraub "é da ala olavista" e que levaria ao evento da pré-campanha um cartaz com os dizeres: "Imprecionante. Weintraub, ex-ministro da Eduçãoção analfabeto. Olavette fujão!!!" [sic].

A manifestação confeccionada por ela ironiza erros de ortografia cometidos pelo ex-titular do MEC. E o termo "fujão" é porque "ele fugiu para os Estados Unidos", afirma ela.

Foi por causa de um compromisso de sua agenda como diretor-executivo do Banco Mundial que Weintraub teve que desmarcar a visita a Atibaia, segundo assessores dele. O pré-candidato está fazendo um giro por cidades do estado para apresentar suas ideias para a campanha eleitoral deste ano.

Apoiadores afirmaram que o ex-ministro foi chamado pela instituição para uma reunião de emergência para tratar de assunto relacionado ao Brasil. Nesta sexta-feira (21), ele tem compromissos em Campinas.

Heloisa é moradora de Atibaia, interior de São Paulo, há mais de 30 anos. Ela é vizinha da casa onde o PM aposentado Fabrício Queiroz foi preso, em junho de 2020. Queiroz estava em um imóvel do advogado Frederick Wassef, que defende Jair Bolsonaro.

​À Folha, na ocasião, disse que sabia que Queiroz estava no local desde abril de 2019. Ela relatou que chegou a fazer postagens sobre isso em suas redes sociais, além de informar jornalistas a respeito, mas que não foi levada a sério.

Apesar de estar filiada ao PT e de ter cogitado uma candidatura neste ano, a filha de Olavo diz que ainda não está decidido se disputará um cargo. Tem certeza, no entanto, de que fará campanha por Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência e por outros postulantes do partido.

No fim de dezembro de 2021, Olavo de Carvalho disse em um debate com apoiadores que Bolsonaro o havia usado como "garoto-propaganda" para se promover. Alguns dias depois, acrescentou que só irá apoiar a reeleição do presidente por falta de opção.

Weintraub também tem feito ressalvas ao governo. Na última segunda-feira (17), o ex-ministro participou de uma live em que fez críticas à aliança do presidente com o centrão. Ele tem conversas adiantadas para se filiar ao PTB para disputar o Palácio dos Bandeirantes.


SOM

Os cantores Fran e Adriana Calcanhotto - Leo Aversa/Divulgação

Os cantores Fran e Adriana Calcanhotto lançam nesta sexta-feira (21) uma releitura da canção "Vumbora Amar", um clássico do grupo Chiclete com Banana e do Carnaval da Bahia. Composta por Carlinhos Brown e Alain Tavares há mais de 30 anos, a faixa agora ganha produção de Ubunto e chegas às plataformas digitais por meio do selo Xirê. A distribuição é da Believe.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.