Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Foi racismo de forma subliminar, diz empresária de Mano Brown sobre post de jornalista

Eliane Dias avalia 'se vale a pena' processar Silvio Navarro, que escreveu sobre 'atestado de antecedentes criminais' para show e depois se desculpou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A empresária Eliane Dias, que também é advogada e esposa do rapper Mano Brown, endossou as críticas ao jornalista Silvio Navarro por uma postagem sobre o cantor que foi considerada racista e disse avaliar com a equipe jurídica dos Racionais MC's um eventual processo contra o autor.​

"Ele foi racista, falou de forma subliminar", diz Eliane. "As pessoas que ouvem samba, funk e rap não são bandidas. Nós não somos bandidos", prossegue ela.

Mulher negra com camisa preta
A empresária e advogada Eliane Dias, que cuida da carreira do grupo Racionais MC's - Daniel Eduardo/Divulgação

Comentarista do programa da RedeTV! "Opinião no Ar", o jornalista escreveu no último dia 7 em sua página no Twitter: "Mano Brown exige certificado de vacinação para entrar em seus shows. Atestado de antecedentes criminais não são exigidos".

Depois de uma série de críticas, ele apagou o texto e se justificou: "Não tem absolutamente nada a ver com racismo ou estilo musical —e, sim, a letras sobre violência e crime. Como a mensagem não foi clara e muita gente se sentiu ofendida, peço desculpas".

Eliane diz que ela e Brown são "superagradecidos por todas as manifestações" de solidariedade e apoio que acabaram levando à retratação, mas ponderam se uma eventual ação judicial não acabaria dando ao jornalista ainda mais visibilidade, algo de que ela discorda.

"A gente não decidiu ainda se vale a pena gastar energia com ele", afirma a empresária, que analisa o assunto com Daniel Pitanga, um dos advogados da banda.

"Pessoas que não têm notoriedade procuram uma pessoa pública para falar mal e conseguir esse tipo de publicidade. A gente conhece esse artifício. Mexer com o Brown é um tanto quanto delicado, porque mexe com um grande número de pessoas que ficam muito insatisfeitas", comenta ela.

A empresária Eliane Dias com o marido, o rapper Mano Brown, na cerimônia de entrega do Troféu Raça Negra, em São Paulo, em 2018 - Greg Salibian - 19.nov.2018/Folhapress

Segundo Eliane, Brown e os companheiros têm planos para este ano que incluem lançamentos de DVD, documentário, músicas e clipes. "Tenho que ver no que uma decisão como essa [ação judicial] pode atrasar a nossa produção, a nossa criação, as coisas boas que a gente faz", afirma.

"É complicado gastar tempo e energia com uma pessoa sobre a qual nunca tínhamos ouvido falar. O importante é que a gente tenha bons pensamentos sobre as pessoas, neste momento em que eu não reconheço a minha Terra, com pandemia, doenças, gente pedindo comida na rua", diz a empresária.

Como Navarro escreveu, Brown anunciou neste mês que para entrar em seus shows todas as pessoas precisarão estar vacinadas contra a Covid-19. Longe dos palcos desde o início da pandemia, os Racionais têm apresentação prevista para 29 de janeiro na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.


NAS TELAS

A apresentadora Eliana no estúdio do programa "Ideias à Venda", da Netflix - Vans Bumbeers/Netflix/Divulgação

​ A apresentadora Eliana estreia no streaming no próximo dia 9 com o reality show "Ideias à Venda", na Netflix. Ela, que segue no ar no SBT, comandará participantes e jurados em uma competição de empreendedores diferentes a cada episódio, em busca de um prêmio de R$ 200 mil. O formato é nacional, com realização da Floresta Produções.

com JOELMIR TAVARES (interino), LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.