Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus Eleições 2022

Governo Doria afaga Anvisa em meio a pressão por Coronavac para crianças

Tucano e auxiliares elevam antagonismo com Bolsonaro, que fez ataques à agência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador João Doria (PSDB) e auxiliares distribuíram elogios à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta sexta-feira (14), data em que o tucano tomou a dianteira na vacinação de crianças contra a Covid-19, em meio à pressão para que o órgão libere o uso da Coronavac na imunização infantil.

O tom de exaltação, expresso em falas do próprio governador e do secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, coincide com o momento de emparedamento da Anvisa por Jair Bolsonaro (PL) e aliados, elevando o antagonismo entre o presidenciável do PSDB e o atual mandatário.

O menino indígena Davi Seremramiwe Xavante, 8, foi o primeiro vacinado contra a Covid-19 no estado de São Paulo; o governador acompanhou a imunização no Hospital das Clínicas - Bruno Santos/Folhapress

Diante de ameaças a integrantes que autorizaram as vacinas pediátricas, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, divulgou uma dura carta contra Bolsonaro, em que cobrou retratação por supostos interesses escusos da agência na medida.

O presidente da República chegou a dizer que divulgaria o nome desses técnicos, o que, até o momento, não ocorreu. Em resposta, ele se disse surpreso com o que chamou de "carta agressiva" de Barra Torres.

No evento em que acompanhou a inoculação da vacina da Pfizer no indígena Davi Seremramiwe Xavante, 8 —primeira criança a ser vacinada no Brasil, conforme antecipou a coluna—, Doria disse que a agência "vem realizando um extraordinário trabalho em defesa da ciência, da medicina e da vida".

"A Anvisa é um órgão técnico, uma instituição séria e isenta, de extrema importância, que merece respeito", reforçou mais tarde Gorinchteyn.

"Deve ser intocável, não deve sofrer qualquer influência de nada nem de ninguém. Precisamos sempre preservar a lisura da agência, que garante a segurança daquilo que está sendo disponibilizado para a população."

Segundo o secretário estadual, o aval à aplicação da Coronavac, que o governo Doria espera que saia na próxima semana, poderia permitir a volta às aulas com uma taxa maior de estudantes vacinados. O governo paulista reservou 12 milhões de doses do imunizante para crianças de 3 a 11 anos.

"São Paulo tem 5.200 postos, mais os postos que serão montados nas escolas. Temos condição de vacinar 250 mil crianças por dia", afirmou Gorinchteyn.


NO PALCO

O ator Juca de Oliveira estreou na quinta-feira (13) a nova temporada do espetáculo "A Flor do Meu Bem-Querer", de sua autoria, no Teatro Opus Frei Caneca, em São Paulo. As atrizes Rosi Campos
e Natallia Rodrigues também integram o elenco da peça.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.