Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Alalaô Folhajus

Justiça veta crianças no sambódromo de SP por risco de Covid

Decisão para crianças abaixo de 12 anos diz que grupo não estará imunizado a tempo do Carnaval

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo publicou uma portaria que proíbe a participação de crianças com menos de 12 anos nos desfiles e ensaios de Carnaval no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, sob a justificativa de que o grupo não estará imunizado contra a Covid-19 a tempo.

A vacinação infantil na cidade começou nesta segunda-feira (17), mesma data em que a Liga que representa as escolas de samba diz ter tomado conhecimento da decisão da juíza Fátima Pereira da Costa e Silva alertando para os riscos. Os desfiles no Anhembi têm início previsto para 25 de fevereiro.

Nesta primeira fase da imunização, a orientação é que as prefeituras priorizem a aplicação em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.

Como antecipado pela coluna, o protocolo final do Carnaval no sambódromo paulistano vai exigir comprovante vacinal completo. Com isso, a ala infantil das agremiações pode ficar fora da avenida.

Ensaio da escola de samba Império da Casa Verde em setembro de 2021 com fantasias 'piloto' pensadas para o uso de máscara
Ensaio da escola de samba Império da Casa Verde em setembro de 2021 com fantasias 'piloto' pensadas para o uso de máscara - Divulgação

O despacho da juíza com o veto foi publicado em 11 de janeiro. A Liga informou que seguirá o que for definido pelas autoridades e que não pretende recorrer da medida.

O Carnaval deverá ser realizado neste ano com 70% do público comportado em suas arquibancadas e também nos camarotes, diante da apreensão com o alastramento da Covid-19.

A medida foi discutida nesta segunda (17) durante reunião entre a prefeitura e a Liga e deve integrar o relatório final de protocolos para o evento. A previsão é que o documento fique pronto entre esta quarta (19) e quinta-feira (20).

Além da vacinação, o conjunto de regras deve incluir o uso de máscara de proteção na avenida e a diminuição de 2.000 para 1.500 foliões por escola.

Também haverá a exigência de comprovante vacinal e a exclusão do quesito harmonia na apuração —já que, com a boca dos integrantes encoberta, seria impossível avaliar o canto.

As autoridades sanitárias da capital paulista não trabalham com a hipótese de cancelamento do evento —como já ocorreu com o Carnaval de rua.

A realização dos blocos foi cancelada pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) neste mês, assim como aconteceu em outras cidades. Cerca de 680 blocos chegaram a se inscrever para a folia paulistana.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.