Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Mario Frias recebe diagnóstico de Covid e desfalca missão aos EUA

Secretaria de Cultura diz que ele está fazendo 'tratamento precoce' e não tomou vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O secretário especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), Mario Frias, recebeu diagnóstico positivo para a Covid-19.

Segundo a secretaria da Cultura, ele está sem sintomas, em casa, e vai seguir o protocolo do chamado "tratamento precoce" defendido por Bolsonaro e sua base aliada durante a pandemia —ainda que não exista evidências científicas que comprovem os benefícios do uso desses remédios.

O secretário especial de Cultura Mario Frias durante evento de comemoração do Dia Nacional do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga, no Palácio do Planalto
O secretário especial de Cultura Mario Frias durante evento de comemoração do Dia Nacional do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 13.dez.2021/Folhapress

A pasta também confirmou que ele não está vacinado contra o vírus. Frias já se manifestou diversas vezes contra a exigência de um passaporte de vacina. Ele também havia dito durante sua participação em um programa da RedeTV, em novembro do ano passado, que não pretendia se imunizar.

Uma nota oficial da pasta publicada após o contato da coluna informou que o secretário irá cumprir "o protocolo de recuperação indicado pelo Ministério da Saúde", sem menção ao suposto "tratamento precoce".

O secretário da Cultura realizou reuniões com sua equipe nesta semana, segundo a agenda oficial.

Ele embarcaria nesta quarta-feira (19) para Los Angeles para participar de reuniões sobre audiovisual —a segunda missão internacional dele para tratar do assunto sem a presença de representantes do setor ou da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

O secretário iria acompanhado do PM André Porciúncula, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, de Gustavo Souza Torres, coordenador-geral de relações multilaterais do Ministério do Turismo e do secretário nacional do Audiovisual, Felipe Pedri.

A Secretaria de Cultura informou que a comitiva segue a viagem sem a presença de Frias. Um dos encontros previstos seria com o embaixador Marcelo Dantas, no dia 22. A reunião com ele continua prevista, mesmo sem a presença do secretário.

O nome de Pedri não estava na lista da comitiva publicada no Diário Oficial na quinta (13). À coluna ele disse na sexta (14) que iria, mas não deu detalhes nem explicou por que seu nome deixou de ser anunciado.

A confirmação apareceu no Diário Oficial de segunda (17). O despacho publicado era de sexta, quando a coluna questionou a pasta e o secretário sobre sua ausência na missão.

Pedri já havia ficado de fora da última ida de Frias aos Estados Unidos, no mês passado. O secretário da Cultura embarcou na companhia de seu adjunto, Hélio Ferraz. A viagem, que durou cinco dias, custou ao menos R$ 78 mil aos cofres públicos.

A falta de representantes específicos do audiovisual na viagem causou incômodo no setor. Associações e produtores veem com ceticismo a missão e dizem que escritórios de multinacionais da área que lidam com a América do Sul ficam em Miami, e não em Los Angeles.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.