Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Prefeitura de SP cria cadastro para LGBTQIA+ para suprir lacuna do Censo

Plataforma Cadastro Municipal LGBTI+ será lançada em março; ideia é montar banco de dados que auxilie nas políticas públicas para essa população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, lançará em março a plataforma Cadastro Municipal LGBTI+, que ajudará a mapear os membros dessa comunidade que vivem na capital paulista.

Um cartaz rosa com o mapa da cidade de São Paulo nas cores do arco-íris onde se lê cadastro municipal LGBTI+
Logotipo do 'Cadastro Municipal LGBTI+' que será lançado pela Prefeitura de São Paulo em março - Divulgação

O cadastro poderá ser preenchido de maneira voluntária. A ideia é que o sistema seja útil para identificar necessidades das pessoas LGBTQIA+, já que o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não incluiu perguntas que identifiquem essa população.

As informações colhidas, segundo a pasta, contribuirão na criação de uma base de dados que será usada para o desenvolvimento de políticas públicas não apenas na cidade, mas também nos âmbitos estadual e nacional.

E a prefeitura ampliou o número de vagas oferecidas pelo Programa Transcidadania, de 240 para 510. O programa oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.272,60 para a progressão escolar de pessoas trans, oficinas de capacitação e assistência social e psicológica. Neste sábado (29), é celebrado o Dia da Visibilidade Trans.

MULHERES EM AÇÃO

A ex-prefeita Marta Suplicy recebeu a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, e outras convidadas mulheres para debater uma pauta feminina para as eleições de 2022, nesta sexta (28), em seu apartamento, em São Paulo. A presidenciável Simone Tebet (MDB-MS) e a líder do Movimento dos Sem-Teto do Centro, Carmen Silva, compareceram ao evento. A diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, e a socióloga Maria Alice Setubal, a Neca, também estavam entre as convidadas

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.