Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Retrato gigante de Mário de Andrade estampará prédio do Memorial da América Latina

Instalação integra as comemorações do centenário da Semana da Arte Moderna de 1922

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Memorial da América Latina, em São Paulo, ganhará uma reprodução em tamanho ampliado da obra "Retrato de Mário de Andrade", assinada pelo pintor Lasar Segall em 1927. A instalação, que já teve sua aplicação iniciada, integra as comemorações do centenário da Semana da Arte Moderna de 1922.

A reprodução do retrato do escritor Mário de Andrade será fixada na fachada do prédio da administração do Memorial, com dimensões de 18 metros de largura por 7 metros de altura.

Prédio do Memorial da América Latina recebe reprodução da obra "Retrato de Mário de Andrade", em São Paulo - Divulgação

O escritor chegou a morar a um quarteirão do local, entre 1921 e 1945.

Em setembro do ano passado, a Câmara Municipal de SP aprovou a alteração do nome da avenida Auro Soares de Moura Andrade, onde fica o Memorial, para avenida Mário de Andrade.

A iniciativa partiu de servidores da instituição. O nome do escritor já era previsto para a via em seu projeto original, mas os planos foram alterados pela gestão Paulo Maluf, segundo os vereadores tucanos Xexéu Tripoli e João Jorge, que assinaram o projeto.

Além de ocorrer às vésperas do centenário da Semana de 1922, a mudança alterou uma homenagem à memória da ditadura militar: Auro Soares de Moura Andrade foi o senador que presidiu a sessão do Congresso que, em 2 de abril de 1964, declarou vaga a Presidência da República.

SOM

Os cantores Fran e Adriana Calcanhotto - Leo Aversa/Divulgação

Os cantores Fran e Adriana Calcanhotto lançam nesta sexta-feira (21) uma releitura da canção "Vumbora Amar", um clássico do grupo Chiclete com Banana e do Carnaval da Bahia. Composta por Carlinhos Brown e Alain Tavares há mais de 30 anos, a faixa agora ganha produção de Ubunto e chegas às plataformas digitais por meio do selo Xirê. A distribuição é da Believe.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.