Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Suplicy se chateia e reclama ao PT por ficar fora de reunião de economistas

Aloizio Mercadante diz que ex-senador será convidado para os próximos eventos do partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-senador e vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) diz ter ficado sentido por não receber convite para o encontro da Fundação Perseu Abramo que reuniu economistas ligados ao PT, na sexta-feira (14).

Suplicy manifestou seu aborrecimento em carta ao ex-ministro e presidente da Perseu Abramo (braço de políticas públicas da sigla), Aloizio Mercadante, afirmando que ao menos poderia ter sido chamado a participar ao menos virtualmente. Ele cobrou ainda debates sobre renda básica, sua bandeira de vida.

O vereador Eduardo Suplicy, em São Paulo - Marlene Bergamo - 3.out.2016/Folhapress

"Expresso meu pesar por ter sido excluído da lista de 40 dos mais importantes economistas do PT", escreveu o vereador. "Ainda mais tendo em conta que ali se debateram temas como o combate à fome, à pobreza e à desigualdade", seguiu o economista e ex-professor da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).

Suplicy ainda destacou sua defesa de renda básica para os brasileiros —há décadas ele prega que todos tenham direito a recursos mínimos que garantam sua sobrevivência com dignidade.

​"Todos vocês estão cientes de que a renda básica de cidadania, universal e incondicional, avança como tema em praticamente todos países do mundo", disse na carta.

Em 2004, o então senador viu aprovado seu projeto de renda básica de cidadania, com a ajuda do voto do então deputado federal Jair Bolsonaro (hoje no PL). A lei, no entanto, não foi implementada.

Mercadante respondeu ao colega de partido que o núcleo de acompanhamento de políticas públicas (Napp) de economia do PT existe há cinco anos, e que essa foi a primeira vez que Suplicy teria manifestado interesse em participar.

"Você será convidado para novos eventos, mas, repito, foram cinco anos de trabalho e sua assessoria tem acompanhado", disse o ex-ministro, por email.

"Inclusive sua assessoria tem participado ativamente do Napp de desenvolvimento social, onde são debatidos os temas do Bolsa Família, auxílio emergencial, renda básica da cidadania e temas afins", afirmou Mercadante.

Procurado pela coluna, Suplicy disse que a chateação já foi superada. "Da parte minha com o Aloizio, já está tudo bem", declarou ele, que é cotado para disputar uma cadeira de deputado estadual ou federal nas eleições de outubro.

Em entrevista à Folha em 2020, o ex-senador disse haver um movimento crescente de reconhecimento da renda básica universal como instrumento para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

"Algumas das pessoas que têm falado disso são o ex-presidente dos EUA Barack Obama, o bispo sul-africano e Nobel da Paz, Desmond Tutu, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, e dezenas de economistas laureados como o Nobel", afirmou na ocasião.

"É uma batalha que vale muito a pena. Cada vez mais as pessoas me procuram para dizer: puxa, você estava no caminho certo. E me parece que começa agora uma conspiração a favor dessa ideia. Tudo indica que vou viver para ver a renda básica implementada", disse ainda.

MOLDURA

O artista cearense Stênio Burgos recebeu convidados na abertura de sua exposição "Stênio Burgos – Barroco Sertanejo" na Caixa Cultural São Paulo, no sábado (15). Os galeristas Michelle Uchoas e Antonio Almeida, junto com a filha Antonia, e o artista Antonio Peticov foram ao vernissage.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.